quarta-feira, 7 de julho de 2010

Seminário de articulação da campanha pelo limite da propriedade da terra no Brasil é realizado em Mangabeiras.

Por Gil Batista

Realizou-se no último dia 6 de julho, às 9:00 da manhã no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Raimundo das Mangabeiras, o mini-seminário de articulação da campanha pelo limite da propriedade da terra no Brasil. O evento contou com a participação de varias pessoas representantes de entidades como: igrejas, sindicatos, imprensa, educação, saúde, movimentos sociais e lideres dos povoados: sucupira, descanso, vale verde, morro do chupé, canto grande, boa união, sitio novo, boa vista e dos assentamentos bacuri e nova descoberta. O encontro teve o objetivo de sensibilizar, motivar e envolver a comunidade em gesto concreto da CFE/2010(Campanha da Fraternidade) no desenvolvimento da campanha pelo limite da propriedade da terra no brasil. O seminário foi ministrado pela equipe diocesana da comissão pastoral da terra (CPT) composta por Antonio Gomes de Morais (Antonio Crioulo), coordenador diocesano das pastorais sociais e da CPT; Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, bispo diocesano de balsas e vice-presidente nacional da CPT; Adriano da Silva Reis e Flávio Pinheiro Rodrigues.

A mística motivada e orientada por Antonio Criolo e do grupo de jovens rurais do assentamento nova descoberta motivou os participantes do seminário a assumirem a campanha e o plebiscito pelo limite da propriedade da terra no município de São Raimundo das Mangabeiras. Antonio Criolo explicou aos participantes o que é a campanha e o que é o plebiscito pelo limite da propriedade da terra no brasil.

Ao final foi criado o comitê municipal da campanha e do plebiscito pelo limite da propriedade da terra composta por 7 pessoas: Sônia Maria Vieira, presidente; irmã Inês, suplente; Gil Batista, 1º secretário; Alberto Ferreira, 2º secretário e demais membros: Maria Felix Alencar, Jose Ribamar e Raimunda de Fátima Oliveira, que juntos coordenarão a campanha e o plebiscito no município. O comitê municipal passará a funcionar na sede do Sindicatos dos Trabalhadores(as) Rurais de Mangabeiras na rua tenente rosa, nº 140- centro.

confira aqui artigo de Guilherme Delgado sobre o limite da propriedade da terra. Se aproxima o plebiscito popular que irá ouvir se a população é a favor de que se estabeleça um limite às propriedade fundiárias no Brasil.