quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Realizada 4ª Conferência Municipal de Saúde em São Raimundo das Mangabeiras

Fonte: Site da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

Foi realizada nesta terça-feira, 17, a 4ª Conferência Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras. O evento foi realizado no auditório da câmara municipal e contou com a participação de usuários do SUS (Serviço Único de Saúde), Agentes de Saúde (ACS), Funcionários da Saúde, servidores públicos de órgãos municipais. Durante a conferência foram discutidas as políticas de saúde no município e como e o que pode ser feito para melhorar o atendimento.

A conferencia, que foi presidida pela Secretária de Saúde, Maria José, teve por tema, Saúde: Direito de Todos e Dever do Estado; e o subtema: Saúde que temos e SUS que Queremos.

A abertura da conferência contou com a presença do vice-prefeito Charlis Maia, que representou o prefeito Francismar Carvalho, do presidente da Câmara Júlio da Foto Layser, do vereador Felix Resplandes e dos secretários: Aldecy Pereira (Agricultura) e Joanice Costa (Meio Ambiente).

Charlis maia disse que é durante a conferência que “a gente ver a expressão do sentimento de cada habitante do nosso município”, que pode mostrar os seus anseios quanto aos serviços de saúde.

A conferencia contou com palestras de Giltarlã Araújo Lima, que abordou o tema da conferência; Kalina Ribeiro Barros, que falou sobre a Intersetorialidade das Ações de Saúde e a Organização da Atenção à Saúde; e Jaiane Vila Novas, que falou sobre Gestão Participativa e Controle Social. Durante a tarde os conferencistas se dividiram em três grupos para dividir os temas abordados nas palestras. Ao final, cada grupo apresentou propostas, de acordo com cada tema.

A Secretária de Saúde, Maria José, avaliou como proveitosa a conferência, uma vez que diversas questões sobre o andamento da saúde foram discutidas, tanto pontos positivos como negativos do andamento da saúde.

“Só tenho a agradecer a todos aqueles que participaram, a todos aqueles que contribuíram com o intuito de melhorar a qualidade de saúde no nosso município”, destacou Maria José.

O conferencista Giltarlã Araújo disse que a conferência foi importantes para definir as diretrizes do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, dentre outras ações.

“o resultado [foi] bom, as pessoas participando, surgiram vários debates, que foram sistematizados e encaminhados ao conselho municipal de saúde”, destacou, dizendo também que é importante resgatar o que já foi discutido em conferências anteriores para ajudar na composição do Plano Municipal de Saúde.