sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Vereador Felix Resplandes denuncia ameaças ambientais ao Riacho Cachoeira e Rio Neves

O Vereador Felix Resplandes (PC do B) apresentou segunda feira, 2 de dezembro, durante a sessão ordinária da Câmara municipal, uma denuncia sobre as ameaças ambientais que o Riacho Cachoeira e o Rio Neves vêm sofrendo. O vereador recebeu um relatório de estudantes do ensino médio da Escola São Raimundo Nonato, que denunciam o acumulo de lixo, desmatamentos, queimadas, dentre outros pontos, como causas de ameaças às principais fontes de água de São Raimundo das Mangabeiras.

Durante sua fala, Felix defendeu que a Secretária de Meio Ambiente do município compareça à câmara para que diga ao povo o que já foi e o que vem sendo feito pelo meio ambiente do município e para que, juntos, executivo e legislativo, possam buscar soluções para os problemas relatados pelos estudantes.

“Peço a vossa excelência (presidente da câmara), através de um requerimento verbal, nesse momento, que seja encaminhado oficio convidando a secretária de meio ambiente para que possa vir a essa casa, não como convocação, mas como um convite, para que ela possa explicar o que já foi feito, o que tem sido feito para que a gente possa fomentar aquilo que ainda deve ser feito e ela abraçar essa causa junto com a gente”, disse o vereador Felix Resplandes.

Estudantes registraram diversas ameaças ao meio ambiente no município.
O projeto “Global Warming”, foi desenvolvido por alunos do 3º ano do ensino médio da Escola São Raimundo Nonato, coordenados pela professora Gisselia Santana, visando alertar a população de São Raimundo das Mangabeiras para o problema do acumulo de lixo às margens do Rio Neves e riachos no município, constantemente utilizados para lazer, bem como para o problema do desmatamento e queimadas às margens dos mesmos. No Sábado, 23, os alunos montaram uma exposição, nas dependências da escola, onde apresentaram as fotografias tiradas durante a constatação dos problemas.

Requerimento

Durante a sessão, Felix Resplandes apresentou também o requerimento 016/2013, pedindo ao executivo providências no sentido de fazer a climatização das salas de atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Que vossa excelência encaminhe, com a máxima urgência, ao nobre prefeito e o que o prefeito João Francismar de Carvalho possa nos responder imediatamente em que tempo, momento, hora ele possa dar esse serviço como iniciado”, disse o vereador Felix ao defender o requerimento.

O CREAS atende pessoas em situação de risco ou que já tiveram seus direitos desrespeitados, como adolescentes vítimas de violência física, psíquica e sexual; mulheres maltratadas pelos seus companheiros, adolescentes em situação de abandono, dentre outros.

Está escrito no requerimento: “O centro conta com o atendimento de uma assistente social e de uma psicóloga, além de outros servidores do município, de confiança e efetivos. A necessidade de melhorar as salas de atendimento visa dar melhores condições de trabalho a todos os servidores do órgão, bem como facilitar o atendimento, uma vez que as pessoas atendidas já se destinam ao órgão por estarem enfrentando sérios perigos”.