sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Secretaria de Educação de São Raimundo das Mangabeiras realiza o encerramento da primeira etapa do PNAIC no município

A secretaria municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras realizou nesta sexta-feira, 27, no auditório do prédio Monsenhor Barros, o encerramento da primeira etapa do “Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC) no município. O programa tem por meta alfabetizar as crianças ate os oito anos de idade.

A primeira etapa do pacto no município, que teve início no segundo semestre de 2013, abrangeu o letramento e a matemática e contou com a participação de 52 professores da rede municipal (Professores Alfabetizadores) que ministram aulas do 1º ao 3ºano. Eles receberam formação continuada ao longo do desenvolvimento das atividades.

A coordenadora do programa no município, Aparecida Martins, avalia que as novas metodologias desenvolvidas já estão apresentando resultados e que, “a prova disso são depoimentos de professores que estão recebendo alunos que estão vindo de turmas onde os professores estão participando do PNAIC”.

A Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, destacou “o empenho do prefeito Francismar Carvalho” para que o programa fosse implantado no município. Quanto aos investimentos no PNAIC, ela disse acreditar que, “está na base a grande transformação, a grande mudança [na qualidade da educação]” e que a formação continuada, proporcionada aos professores do programa, irá produzir mudanças nas práticas pedagógicas.

“A outra grande mudança que nós esperamos do PNAIC é que, uma vez professores formados, formados da formação continuada séria, periódica, comprometida, que realmente nós tenhamos profissionais bons, resultantes desses estudos, porque, apenas a prática pedagógica competente é que vai fazer essa mudança”, disse.

O evento de encerramento da primeira etapa do PNAIC contou com a troca de experiências entres os professores, com a montagem de estandes que mostraram algumas das atividades desenvolvidas, depoimentos de professores, de uma mãe e de alunos, e com encenações e danças apresentados por alunos que participaram do programa.

Também prestigiaram o evento: a coordenadora Geral de Ensino, Professora Edinalva Solino; a Coordenadora da Educação do Campo, Professora Marinalde Gonçalves; as orientadoras do PNAIC Delma de Carvalho (estudos do campo) e Suely Rocha (estudos da zona rural); bem como os professoras/es alfabetizadores, coordenadoras/es, diretoras/es de escolas, país e alunos beneficiados.

Saiba mais sobre o PNAIC clicando aqui.

Professores e Professoras que participaram da primeira etapa do PNAIC em São Raimundo das Mangabeiras.
Veja mais fotos em nossa página no Facebook, clicando aqui.