domingo, 28 de junho de 2015

Prefeito Francismar Carvalho participa do Dia de Campo da Fazenda Santa Luzia

O Prefeito Francismar Carvalho participou do Dia de Campo realizado pela Fazenda Santa Luzia, em São Raimundo das Mangabeiras, na sexta-feira, 26 de junho. O evento foi o I Encontro de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), promovido pela Embrapa em parceria com a fazenda, reunindo pesquisadores e analistas de transferência de tecnologias de diferentes Unidades da Embrapa, técnicos da extensão rural, produtores rurais, estudantes, lideranças políticas e outros profissionais ligados à agropecuária do Matopiba, região que abrange partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia e todo o Tocantins.

“Uma iniciativa que nos deixa muito orgulhoso, saber que isso parte do nosso município, trabalhar a pecuária, trabalhar a agricultura, respeitando o meio ambiente”, disse Francismar sobre o evento. O prefeito destacou que fica orgulhoso também por ver que a fazenda está passando, “de forma solidária, para outros agricultores da região, a experiência que está sendo um sucesso aqui no nosso município.”.

“Eu achei muito importante as palestras, acredito que outros agricultores vão adotar essa ideia e no futuro São Raimundo das Mangabeiras será muito mais bem desenvolvida, porque nós estamos saindo na linha de frente e acredito que até os pequenos agricultores vão adotar essa ideia”, acrescentou.

O prefeito participou de todo o evento, que foi dividido em cinco estações técnicas e os participantes em cinco grupos. Ao final, o prefeito também fez parte da plenária de encerramento do evento.

O vice-prefeito Charlis Maia, o Assessor Especial Rodrigo Coêlho e os vereadores, Irmão Leonardo (presidente da Câmara), Emir Alencar, Luis Gomes (Cobra) e Júlio Cesar (Júlio da Foto Layser) também prestigiaram o evento representando o poder público municipal.


Sobre o evento


A Fazenda Santa Luzia produz em cerca de 6.000 hectares com o sistema integrado de produção (lavoura e pecuária), sendo 5.000 hectares para o plantio direto de soja verão, 1.000 hectares consorciados entre milho verão e capins e 300 hectares com pastagem permanente. Na safrinha, a fazenda cultiva 829 hectares consorciados entre milho safrinha e capins, 1.048 hectares com safrinha de sorgo, 1.500 hectares com safrinha de milheto, 100 hectares com safrinha de feijão e 1.010 hectares com Brachiaria sobre semeadura de soja. Além da lavoura e pecuária, a fazenda mantem uma área experimental de integração entre floresta e pastagem.

A Fazenda iniciou a implantação do sistema integrado na safra 2004/2005, com 42 hectares. Na safra 2005/2006 a área aumentou para 122 hectares. Durante o encontro, técnicos da fazenda e da Embrapa apontaram diversos benefícios para o solo com o sistema integrado, tais como: “Produção de massa para cobertura de solo; melhoria da fertilidade do solo; aumento da matéria orgânica; aumento da capacidade de retenção de água no solo; diminuição de riscos climáticos e aumento da produtividade e rentabilidade com sustentabilidade”. Ainda segundo os técnicos, para a pecuária, a integração da lavoura com o pasto possibilita: “Adoção de boas práticas de produção; fonte de alimento para o gado no período seco; alta qualidade do alimento fornecido; suplementação a pasto; e alto ganho de peso diário”.

O empreendimento é destaque nacional com a implantação do sistema integrado de produção, tendo sido pauta de reportagem do programa de “TV Globo Rural”, em 2013 (VEJA AQUI).



Dia de Campo na Fazenda Santa Luzia apresentou e debateu resultados do sistema ILPF e Plano ABC - http://www.memoriasdemangabeiras.com.br/2015/06/dia-de-campo-na-fazenda-santa-luzia.html
Posted by Memórias de Mangabeiras on Sábado, 27 de junho de 2015