quarta-feira, 12 de agosto de 2015

IFMA lança edital com 280 vagas em cursos técnicos de nível médio para São Raimundo das Mangabeiras


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou edital do processo seletivo para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em 2016. São oferecidas 4.280 vagas, em 31 cursos, distribuídos em 16 cidades. As inscrições vão de 10 a 30 de setembro de 2015. A prova será realizada em 29 de novembro de 2015.

São oferecidas 280 vagas para São Raimundo das Mangabeiras. 80 vagas para o curso Técnico em Agropecuária, integrado (divididas entre os turnos matutino e vespertino),  80 vagas para o curso Técnico em Informática, integrado (divididas entre os turnos matutino e vespertino), 40 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente, integrado (turno matutino), 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária, subsequente (turno vespertino), e 40 vagas para o curso Técnico em Administração, subsequente (turno noturno).

O IFMA oferece vagas em Alcântara, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Em São Luís, há vagas em três unidades – Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos, nos 18 campi. Na forma Integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na Concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma Subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio e pretendem obter uma formação profissional.

A quantidade de vagas ofertadas na edição 2016 do processo seletivo do IFMA é maior que a de 2015 – de 4.225 passaram para 4.280. A pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Bandeira, afirma que, em mais uma edição do processo seletivo do IFMA, o instituto se compromete com a população maranhense. “Contribuímos para o desenvolvimento do Maranhão ao oferecer cursos profissionais e técnicos”, destacou.

Isenção da taxa – Os candidatos que pretendem concorrer às vagas com isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão preencher o formulário eletrônico, disponível no endereço portal.ifma.edu.br, no período de 17 a 28 de agosto de 2015. O procedimento também poderá ser realizado presencialmente, nos endereços indicados no edital.

Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenha perfil de renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos e for membro de família de baixa renda.

As vagas à Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição correspondem a 400% do total de vagas por Forma de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidas em cada Campus no Processo Seletivo IFMA 2016. A maior idade será utilizada como critério de desempate caso o número de candidatos aptos à isenção seja superior a esse limite.

Além da isenção de taxas, neste seletivo o IFMA adota o sistema de cotas. Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escolas públicas e 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência.

Sobre as provas – As provas terão 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático que será cobrado na prova encontra-se disponível no edital.

Para se inscrever no seletivo, o interessado deverá esperar a abertura do processo de inscrição, preencher o formulário eletrônico ou impresso e indicar a cidade de realização da prova, o campus em que deseja estudar, a forma de educação (Integrada, Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio); o curso a que deseja concorrer e se pretende se inscrever através do sistema de cotas.

O edital completo encontra-se disponível aqui.

Com Informações do Portal do IFMA.