terça-feira, 4 de agosto de 2015

Superintendente Felix Resplandes convida população para votar propostas para o orçamento do estado


O Superintendente de Articulação Regional de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Resplandes, está divulgando, perante a população das cidades que abrangem a regional, o prazo para que a população vote nas propostas ao orçamento do estado, apresentadas durante a Escuta Pública do Território do Cerrado Sul Maranhense sobre o PPA (Plano Plurianual) e Orçamento participativo (OP), realizada em Balsas, no dia 17 de junho. Nesta terça-feira, 04, Felix esteve na Rádio Comunitária FM Rio Neves, em São Raimundo das Mangabeiras, onde explicou como a população pode participar.

“O governo escolheu as principais propostas, por regionais, para que o povo pudesse opinar. Dessas três propostas, o governo está perguntando ao povo qual a primeira que ele tem que realizar”, esclareceu Felix na entrevista.

Para votar, os interessados devem acessar o site: www.participa.ma.gov.br

Felix Resplandes destacou que “essa plataforma digital que o governo apresenta para o povo participar é a principal ferramenta de diálogo entre o governo e a sociedade maranhense em base digital”.

As propostas do Território do Cerrado Sul Maranhense, que abrange a regional de São Raimundo das Mangabeiras, e que podem ser votadas pelos moradores da região são:

1 – Reforma e climatização das escolas de Ensino Médio com instalação de kits de multimídia em todas as salas de aula.

2 – implantação de Centro de Difusão de Informação e Tecnologia em Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Agropecuária do Cerrado Sul MA (Com o fortalecimento e Regionalização dos Serviços de Pesquisa, ATER e Defesa Agropecuária). Levantamento das sementes crioulas e incentivo à implantação de Bancos ativos.

3 – Ampliação do número de leitos e aquisição de equipamentos para o Hospital Balsas Urgente, visando atender os municípios do Território do Cerrado Sul.

A Superintendência de Articulação Regional de São Raimundo das Mangabeiras abrange, além desta, as cidades de Sambaíba, Loreto, São Felix de Balsas, São Domingos do Azeitão e Benedito Leite.

A escuta territorial realizada em Balsas contou com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público de municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense, que abrange 16 municípios: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.