sexta-feira, 14 de abril de 2017

Aged orienta agricultores para os cuidados no uso de agrotóxicos



Com o objetivo de conscientizar para a importância do uso correto e seguro de agrotóxicos e para a devolução de embalagens vazias, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), por meio da unidade regional de Imperatriz, participou do 1º Seminário de Produtores Rurais de São João do Paraíso, proferindo palestras educativas envolvendo o tema agrotóxicos.

Cerca de 80 pessoas, entre agricultores e estudantes, participaram da palestra ministrada pelo Fiscal Agropecuário, André Gonçalves Ferreira. Foram apresentadas as medidas corretas de manuseio com agrotóxicos, as fases de ação a serem seguidas desde o ato da compra até sua utilização, consequências da má utilização dos produtos, instruções sobre manuseio de embalagens vazias e sobre a Lei Estadual de Agrotóxico.

Para a estudante Islane dos Santos Silva, a iniciativa foi muito positiva pois os participantes adquiriram novas informações, aprimorando seus conhecimentos e se capacitando para serem multiplicadores das informações adquiridas. “Todo conhecimento é válido e, aprender um pouco mais sobre a forma correta de utilizar os agrotóxicos, me proporcionou o aprendizado de novas informações sobre o assunto, que serão muito úteis para minha formação estudantil e profissional”.

O produtor Manoel Marcos Bandeira Lima ressaltou a importância desse seminário, devido seu contato frequente com agrotóxicos. Ele disse que a falta de instrução necessária leva os produtores a má utilização. “Pela falta dessas informações que foram apresentadas na palestra, muitas vezes, fazíamos a utilização de forma errada, inclusive reutilizando embalagens; agora que já sabemos o que podemos e o que não podemos fazer, vamos utilizar os produtos de forma correta e repassar as informações para os demais produtores da nossa região".