domingo, 9 de abril de 2017

Programação diversificada marca evento sobre o Dia Mundial da Saúde em São Raimundo das Mangabeiras


A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 08 de abril, o evento “Viva pra Valer”, no Hospital São Raimundo Nonato, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril). A programação englobava ainda atividades relacionadas ao Dia Mundial da Atividade Física (06 de abril) e o Dia Mundial do Combate ao Câncer (08 de abril).

Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Massoterapeutas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Técnicos em Enfermagem, Assistentes Sociais, Educadores Físicos, Coordenadores da Rede Municipal de Saúde, Agentes de Vigilância em Saúde, Cabeleireiros e outros profissionais colaboraram para a realização evento.

O Secretário Municipal de Saúde, Adilton Costa, ressaltou que o evento é momento importante para “levar ao cidadão mangabeirense os nossos programas, as nossas ações, bem como para aproximar os beneficiários do SUS das equipes, dos profissionais de saúde que estão aqui prontos a nos ajudar, ajudar a população”, disse.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Yanne Abreu, destacou que o evento é “importante para que a população possa conhecer quais são os serviços que estão sendo ofertados através da nossa rede de atenção à saúde” e também para uma maior aproximação entre os profissionais e a população. Ela ressaltou ainda que a programação englobava três datas deste mês: Dia Mundial da Atividade Física, Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. “Nós desenvolvemos esse projeto para que todas essas datas pudessem ser comemoradas em um dia só”.

A Secretaria de Assistência Social também marcou presença no evento, apresentando os serviços ofertados e distribuindo panfletos informativos e de conscientização. A Secretária Lineia Costa enfatizou que a “parceria entre as secretarias é um trabalho que, realmente, a população só tem a ganhar” e que a Assistência Social estará presente nos eventos tanto da Saúde quanto da Educação.

A primeira-dama, Elmorane Coêlho, que representou o prefeito Rodrigo Coêlho na ação, salientou que o evento serve para “comemorar a saúde que nós temos, mas, principalmente, para focarmos os nossos olhos adiante e buscarmos ainda mais uma saúde de qualidade, meta constante desse Governo que é preocupado com o povo. Nosso Prefeito fica feliz em saber que o povo está assistido e satisfeito com os serviços prestados. O Governo do Povo cuida da vida, vida para valer”.

Diversas atividades estavam disponíveis à população, como: atualização vacinal, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, consultas médicas com distribuição de anticoncepcionais, serviços de fisioterapia, coleta para o exame do câncer do colo do útero (Papanicolau), testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis; orientação nutricional para gestantes, avaliação postural e ginástica laboral, cálculo do IMC (índice de Massa Corporal), medição da circunferência abdominal, teste da linguinha (para crianças de 0 a 06 meses), orientações sobre saúde bucal, cortes de cabelo, consultas ao cadastro do bolsa família, emissão do cartão do SUS, panfletagem sobre endemias e clico evolutivo do Aedes Aegypti, orientações sanitárias e de vigilância da água, entrega de hipoclorito, panfletagem sobre violências, Pintura facial em crianças, Pula-Pula para crianças e Distribuição de geladinhos.

Com a programação, a gestão municipal buscou aproximar a população dos diversos serviços de saúde ofertados no Município, bem como chamou a atenção dos participantes sobre a importância de manter um modo de vida saudável, ajudando assim na prevenção de doenças.


A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 08 de...
Publicado por Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras em Sábado, 8 de abril de 2017