quarta-feira, 7 de junho de 2017

Audiência Pública debate problemas ambientais de São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada nessa segunda-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na 1ª Igreja Batista, uma Audiência Pública para debater os problemas ambientais de São Raimundo das Mangabeiras, principalmente do Rio Cachoeira, que abastece a maior parte da população. A audiência fez parte da Semana do Meio Ambiente, realizada entre 29 de maio e 05 junho, organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura Familiar, Coordenação dos Programas Sociais da Assistência Social e de outros órgãos.

A audiência contou com a presença de autoridades, como secretários e vereadores, bem como com a presença de ambientalistas, estudantes, professores, diretores e coordenadores escolares e representantes da sociedade em geral, caracterizando-se como um momento oportuno para debater formas de preservar o Rio Cachoeira e todos os seus afluentes, bem como outras áreas do município que encontram-se ameaçadas.

Durante o evento, foi apresentado um trabalho diagnóstico da situação do Rio Cachoeira, elaborado pelo geógrafo José Carlos, bem como foi apresentado o “Projeto de Revitalização do Rio Cachoeira e Formação de Agentes Agroambientais” e o Projeto de Lei n° 17/2017, que dispõe sobre a mudança de Categoria do Riacho Cachoeira para Rio Cachoeira, com base no estudo técnico científico realizado na microbacia do rio. A Terminologia ‘Rio Cachoeira’ já foi adotada pela gestão municipal.

Durante a Semana do Meio Ambiente foram realizadas ações nas escolas e meios de comunicação locais. A Secretaria Municipal de Educação incentivou que cada escola municipal trabalhasse com os estudantes assuntos relacionados às questões ambientais. A escola Estadual São Raimundo Nonato realizou, na sexta-feira, 02, a “II Feira de conhecimento”, voltada para as questões ambientais. No dia 03, sábado, a Igreja Católica realizou uma palestra sobre o Bioma Cerrado, destacando a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem por tema: Biomas brasileiros e a defesa da vida”.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Joanice Costa, considerou a semana muito produtiva e espera que sejam colhidos bons resultados. Ela agradeceu às parcerias firmadas para a realização das ações. “Meu agradecimento a todos que contribuíram para a realização da Semana Intensiva do Meio Ambiente e da Audiência Pública. É mais uma atuação de grande importância do Governo do Povo”, destacou.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, que incentivou as ações nas escolas e também participou de um programa de rádio sobre o tema, considera imprescindível a participação de todos na defesa das questões ambientais. “Audiência para reflexão sobre o futuro de nossas águas e o necessário e urgente comprometimento de nossa gente. Parabéns à Secretaria de Meio ambiente, de Educação e demais parcerias”, comentou.

A Primeira-dama do município, Elmorane Coêlho, representou o prefeito Rodrigo Coêlho no evento. Ela parabenizou os organizadores e parceiros e destacou a importância de ações como essa para a preservação do meio ambiente. “Foi um momento bastante produtivo e de conscientização sobre nossa realidade ambiental. Agradecemos a presença de todos que prestigiaram mais uma ação do Governo do Povo. Governo que não para; Governo intenso e acelerado; Governo atuante e de todos nós”, destacou.

A programação da Semana do Meio Ambiente, culminando com uma audiência pública, reforça o compromisso da gestão municipal com as questões ambientais do município, questões que requerem a participação ativa da sociedade para ajudar a mitigar danos ao meio ambiente. Todos juntos, empenhados nessa causa, poderão ajudar a garantir um meio ambiente mais saudável para as presentes e futuras gerações.


Veja mais fotos na página da Prefeitura no Facebook