segunda-feira, 5 de junho de 2017

Governo de Mangabeiras participa da apresentação do ‘Boi Tropical’ em Dia de Campo no município


Na sexta-feira, 02 de junho, foi realizado dia de campo na Fazenda Santa Luzia, em São Raimundo das Mangabeiras, através da parceria entre a fazenda e a Embrapa Meio-Norte e Embrapa Cocais. O dia de campo apresentou resultados obtidos na propriedade com o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e apresentou o boi Tropical para a região Matopiba. O poder público municipal esteve representado no evento pelo Prefeito Rodrigo Coêlho, pelo Secretário de Agricultura Familiar, Isaias Lima, pelos vereadores, Catré, Cobra, Emir da Cerâmica, Júlio da Foto Layser e Irmão Leonardo, dentre outros.

“Nós podemos sair daqui hoje satisfeitos e até emocionados em sabermos que Mangabeiras está no topo da agricultura, da produção agrícola e da pecuária no Brasil. O Dr Osvaldo e todo o Grupo Massao, representado pelo Dr Osvaldo e pelo Adelmo, apresentou aqui produções magnificas que vai gerar mais emprego e gerar mais renda para o nosso município”, destaca o Prefeito Rodrigo Coêlho sobre o dia de campo.

O Secretário Municipal de Agricultura Familiar, Isaias Lima, acredita que parte das tecnologias apresentadas no dia de campo poderão ser utilizadas na agricultura familiar. “Estamos aqui, enquanto secretaria, acompanhando para depois difundir essa tecnologia e ver de que forma a gente adapta ela para a agricultura familiar”, salienta.

O evento foi dividido em estações, com os seguintes temas: Estratégia de produção, resultados médios de doze safras e impactos na URT de ILPF na Agropecuária Santa Luzia; Benefícios do sistema ILPF no solo; Formação de pasto para utilização por pisoteio na entressafra, produção de silagem e feno e Boi Safrinha no sistema de ILPF; Apresentação do Boi Tropical (cruzamento Curraleiro Pé-duro x raças comerciais) e emissão do gás metano pelos bovinos e ILPF como alternativa para o desenvolvimento do agronegócio do Meio-Norte brasileiro.

Para Oswaldo Massao, proprietário da fazenda, o ILPF é uma tecnologia que deveria ser adotada por todos os produtores dos Cerrados. “Essa tecnologia é fantástica. Representou uma mudança radical no modo de produzir. São resultados positivos tanto em relação à produtividade quanto à preservação do solo e do meio ambiente”, comenta.

“Mangabeiras hoje está de parabéns, porque dentro do nosso município tem uma propriedade que faz uma agricultura de forma sustentável… Então, é uma fazenda que trabalha os sistemas integrados, onde você planta soja, milho, sorgo e ainda bota boi para fazer terminação e comercializar para outros lugares, principalmente aqui no nordeste”, enfatiza Adelmo Gomes, engenheiro agrônomo e administrador da fazenda.

Na Agropecuária Santa Luzia, a produtividade, na década de 90 era, em média, de 40 a 42 sacas de soja, e de 90 a 100 sacas de milho por hectare. Com a implantação do ILFP, há 11 anos, as médias aumentaram para cerca de 60 sacas de soja e 160 sacas de milho por hectare.

Com a participação em eventos como o dia de campo da fazenda Santa Luzia, o Governo Municipal espera aproveitar a tecnologia fruto de muitos anos de pesquisa em prol do desenvolvimento da agricultura do município, principalmente criando e incentivando projetos que ajudem no aumento da produtividade da agricultura familiar.


Com Informações do site da Embrapa

Veja mais fotos na Página da Prefeitura no Facebook