quarta-feira, 21 de junho de 2017

Realizado I Fórum de Cultura de São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizado nessa segunda-feira, 19 de junho, no auditório da Câmara de vereadores, o I Fórum Municipal de Cultura de São Raimundo das Mangabeiras, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo. O evento debateu as demandas culturais do município, bem como meios de efetivar políticas públicas voltadas para a área cultural que atendam aos anseios da sociedade.

O Secretário de Cultura, Juventude e Turismo, Jessé Resplandes, classificou o evento como um “momento impar para o município”, pois possibilitou o debate de políticas públicas culturais fundamentais. Em sua fala, o secretário informou sobre ações da pasta voltadas para o fortalecimento das políticas para a cultura, juventude e turismo, destacando os eventos já realizados neste ano e ações que estão em andamento, como a participação do município no projeto “Tour Jovem Cidadão”, que levará jovens do município para conhecerem São Luís, dentre outros.

A Primeira-dama do município, Elmorane Coêlho, que representou o Prefeito Rodrigo Coêlho, destacou ações do governo que estão possibilitando o fortalecimento da cultura local, como o São João do Povo, entre estes dias 21 de junho e 1º de julho. Ela informou ainda que a gestão buscará criar companhias de dança e de teatro no município. “Cultura é cuidar do nosso povo, é valorizar a nossa gente e é isso que nós queremos fazer”, enfatizou.

A abertura do evento contou ainda com as palavras do Pastor Jair, da Primeira igreja Batista, que fez um momento de oração, do vereador Júlio da Foto Layser, que representou todos os demais vereadores, da Secretária de Educação Professora Teresinha Brito, e do Procurador geral do Município, Georgio Maia. Todos enfatizaram a importância do evento para o fortalecimento das políticas de cultura no município. Na oportunidade, o público presente pôde apresentar demandas culturais que considera importantes serem implementadas, momento em que ocorreu um debate aberto, com muitas contribuições.

Armando Nobre, membro do Conselho Estadual de Cultura, mediou o evento, apresentando aos presentes a forma como as políticas de cultura estão organizadas na atualidade. Ele falou da importância da valorização da cultura por parte do poder público, apoiando e fomentando políticas que permitam aos cidadãos conheceram e preservarem a cultura local. “Precisamos fazer um trabalho árduo para que o resgate cultural aconteça”, pontuou.

Apresentações culturais também marcaram o evento, que contou com música ao vivo com o cantor Theo Moral, apresentação de rimas com Ribamar Passarinho e apresentação de Capoeira com o grupo Resistência Cultural.

No final do fórum foram escolhidos os delegados que representarão São Raimundo das Mangabeiras na Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá no município de Timon, um representante do poder público, o Secretário Jessé Resplandes, e outro da sociedade civil, o cantor Theo Moral.

O evento serviu para discutir com a comunidade e membros do governo sobre as políticas de cultura a serem criadas ou ampliadas no município. A gestão municipal acredita que o debate com a população é fundamental para que as políticas públicas sejam eficazes, atendendo ao maior número possível de munícipes. 


Veja mais fotos na Página da Prefeitura no Facebook