terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Iniciada Jornada Pedagógica para Formação Continuada dos professores de São Raimundo das Mangabeiras


A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando, a partir desta terça-feira, 16 de janeiro, até quinta-feira, 18, a Jornada Pedagógica 2018, voltada à formação continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação, contando com a participação de professores da Rede Estadual e de Escolas Particulares. O evento ocorre no Auditório da Primeira Igreja Batista e tem por tema: “Avaliação: Uma ferramenta para o fortalecimento da docência”, com palestras proferidas pelo Prof. Dr. Casemiro Campos.

A abertura do evento contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Município e com um momento de reflexão conduzido pelo Pastor Jair, da Primeira Igreja Batista.

O Vereador Júlio da Foto Layser, que representou o Prefeito Municipal, Rodrigo Coêlho, destacou investimentos do Governo Municipal em prol da melhoria da educação do Município, como transporte escolar adequado, reajuste salarial dos professores e formações continuadas, como a que se inicia, enfatizando a importância destas formações. “A vida é um aprendizado e a gente tem que estar aprendendo a cada dia. Boa formação e boa jornada pedagógica a todos”, disse.


O Presidente da Câmara Municipal, Irmão Leonardo, parabenizou a todos os professores pela participação na Jornada Pedagógica, ponderando que a educação de qualidade só é possível com o empenho de cada professor. “A educação do nosso Município só acontece porque cada um de vocês, que está em sala, tem um papel de influência, de motivar os nossos alunos, as nossas crianças, por um futuro cada vez melhor”, afirmou.


A Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, falou sobre importância da Jornada Pedagógica e dos temas que serão trabalhados neste ano, mais especificamente a avaliação. “Avaliar é fácil? Nunca foi e nem será. Dar uma nota é fácil, mas avaliar não é fácil”, disse, informando que o tema avaliação foi escolhido devido às dificuldades de avaliar. “A avaliação é contínua e extremamente desafiadora e nós precisamos ter embasamento teórico e prática conducente ao resultado melhor que nosso aluno pode apresentar”, enfatizou.

O Professor Casemiro Campos iniciou sua palestra chamando a atenção para o foco da ação do professor, que é a aprendizagem. “O foco da ação pedagógica é a aprendizagem”, disse, e enfatizou que “a docência é uma pratica”, um processo que leva muitos anos para ser dominado. Quanto à avaliação, dentre os pontos mencionados, Casemiro falou da importância do professor avaliar fazendo sínteses dos assuntos trabalhados. “Nós trabalhamos fazendo sínteses. Então a gente tem, na sala de aula, sistematicamente, que fazer sínteses, e ai você sabe se os alunos dominaram ou não”, comentou.

Além de estar focada em temáticas sobre a avaliação, a Jornada Pedagógica deste ano apresentará a Nova Base Nacional Comum Curricular e encerrará com a realização da Segunda Conferência municipal de Educação, na quinta-feira, 18.

Confira todos os temas que serão trabalhados ao longo do evento:

– Para que serve Avaliar? Desmistificando a Avaliação da Aprendizagem e de larga escala – Professor Casemiro Campos;

– Avaliação: Desafios e Possibilidades – Professor Casemiro Campos;

– A importância de avaliar: O cuidado para que o aluno aprenda – Professor Casemiro Campos;

– Apresentação da Nova Base Nacional Comum Curricular – Professora Jamara Morais de Miranda;

– Segunda Conferência Municipal de Educação, com o tema: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.