sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Avaliação foi tema da Jornada Pedagógica 2018 para os professores de São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Jornada Pedagógica de 2018, em São Raimundo das Mangabeiras. Evento destinado à formação continuada dos Professores da Rede Municipal de Educação, este ano com o tema: “Avaliação: Uma ferramenta para o fortalecimento da docência”. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

A Jornada 2018 contou com palestras do Prof. Dr. Casemiro Campos, voltadas à avaliação, e da professora Jamara Morais de Miranda, que apresentou a Nova Base Nacional Comum Curricular.

“A realização da Jornada Pedagógica de2018 foi pensada com mais antecedência e com o carinho e o profissionalismo que a nossa classe professoral merece”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, enfatizando que a escolha do Professor Casemiro Campos, como palestrante deste ano, possibilitou aos professores refletir melhor sobre a prática docente, principalmente no tocante à avaliação.

“O professor que dá a sua aula bem dada, que conduz a sua prática da melhor maneira possível, ele precisa ser um excelente avaliador, porque enquanto ele avalia o aluno, ele avalia o seu trabalho e, avaliando o seu trabalho, ele pode fazer uma correção de rota, um refazer do caminho, para que ele próprio faça mudanças em si, às quais irão refletir no aluno que ele tem todos os dias”, ponderou Teresinha Brito.


“Fundamentalmente a docência é uma prática que requer uma sólida fundamentação teórica. A partir da experiência, da ação docente, daquilo que o professor faz na sala de aula, ele reflete sobre sua ação, recompondo-a para um novo fazer. Então, ele se renova […] A ideia da formação continuada nas jornadas pedagógicas é exatamente permitir essa atualização contínua do professor”, comentou Casemiro Campos sobre a importância das formações continuadas para os professores.

A professora Jamara Morais de Miranda apresentou a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) durante o evento. A Nova Base foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no dia 20 de dezembro de 2017. “O Município está de parabéns porque está sendo pioneiro, no estado do Maranhão, [na apresentação da Nova Base]. O que se percebe é um interesse da comunidade em estar atenta às novas informações”, avaliou a Professora Jamara sobre a inclusão da apresentação da Nova Base Nacional Comum Curricular na programação do evento.

No encerramento da Jornada Pedagógica, aproveitando que todos os professores estavam reunidos, o Prefeito Municipal, Rodrigo Coêlho, fez importantes anúncios, como o reajuste salarial para 2018, que será concedido neste mês de janeiro, cujo percentual está sendo definido, mas que ficará entre 4% e 5%. “Entendemos que temos que ter a responsabilidade com o pagamento, não é só dar aumento salarial e não ter condição de pagá-lo. Esse é o reajuste possível para este ano”, disse o Prefeito. O reajuste anual dos professores é previsto no Plano de Cargo, Carreira e Salário da Categoria. Com o reajuste, os professores municipais continuarão recebendo seus proventos acima do Piso Nacional da Educação. O prefeito falou ainda, dentre outros pontos, que o governo está iniciando planejamento para a realização de concurso público e atendeu à reivindicação dos professores para que a primeira parcela do 13º salário seja paga em julho.

A Jornada Pedagógica 2018 foi marcada ainda pelo lançamento do livro “Avaliação da Educação, Desempenho Escolar e Gestão Pedagógica”, que tem o Professor Casemiro Campos dentre os organizadores e a Professora Teresinha Brito dentre os autores. O livro vem de encontro ao tema da Jornada e serve de auxílio à prática docente, pois fala da Educação de Mangabeiras em especial.

“É um livro com estudos sobre evidências da escola, do ponto de vista da avaliação, daquilo que melhor está se fazendo hoje no Maranhão, a partir dos resultados das avaliações de larga escala. Então, Municípios e Escolas foram objeto de pesquisa, os autores dos artigos aqui presentes, dentre eles a Professora Teresinha Brito, tiveram a oportunidade, ao pesquisar, de refletir sobre essas experiências nas escolas e gerar, a partir dessas investigações, uma síntese que se transformou em artigo no livro”, explicou o Professor Casemiro Campos sobre a organização do Livro.

A Professora Teresinha Brito explicou que a seu artigo publicado no livro apresenta resultado de estudo da realidade do Município. “Nesse artigo, eu resolvi escrever sobre a nossa realidade de São Raimundo das Mangabeiras, como os gestores veem as avaliações externas e internas no nosso mundo educacional, como os coordenadores pedagógicos encaram essas avaliações que acabam por avaliar o nosso trabalho”, enfatizou Teresinha Brito sobre o seu artigo.


A Jornada Pedagógica 2018 encerrou com a realização da 2ª Conferência Municipal de Educação, com o tema: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. A Conferência configurou-se em um momento para que os professores e a sociedade em geral pudessem contribuir com propostas para o Plano Municipal de Educação.

Na saída do evento, os professores foram recebidos pela Secretária, que ofertou o momento Livro na Praça, disponibilizando mais de 600 livros para os docentes, além de música ao vivo e comidas típicas. Um show de encerramento.

A realização da Jornada Pedagógica reforça o compromisso do Governo Municipal com a qualidade da educação, investindo na formação continuada dos professores, objetivando ofertar uma educação cada vez mais eficiente, garantindo aprendizado aos alunos e consequente melhoria dos índices educacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do Município.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...