quarta-feira, 24 de julho de 2013

São Raimundo das Mangabeiras e mais 15 municípios participarão de conferência territorial em Balsas

Será realizado no dia 31 de julho em Balsas, no Clube Recreativo Balsense, a I Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Cerrado Sul Maranhense – I CTDRSS. A Conferência contará com a participação de representantes dos 16 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. Cada município poderá encaminhar 7 representantes, sendo 4 da sociedade civil e 3 do poder público. A conferência terá por tema: “Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”.

A data da conferência foi discutida durante uma reunião do conselho do território, realizada em Balsas, no dia 26 de junho, onde foi escolhia a comissão de organização da conferência e definida a quantidade de delegados para cada cidade.

Aldecy Pereira, Secretario de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras e Coordenador do Território, diz que a conferência será dividida em 7 eixos-temáticos.

“Os eixos-temáticos tem a ver com a questão do desenvolvimento sócio econômico do Brasil rural e o fortalecimento da agricultura familiar; a reforma agraria e a democratização do acesso a terra; abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social; autonomia das mulheres; autonomia e emancipação da juventude rural e promoção do etnodesenvolvimento”, destaca Aldecy.

A conferencia vai escolher delegados para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontecerá em São Luis no mês de outubro.

“A gente espera que os 16 municípios do nosso território compareçam em massa e possam apresentar suas demandas locais pra gente apresentar no documento final do território as demandas de desenvolvimento rural sustentável e solidário que caracterize e identifique o nosso território”, enfatiza Aldecy.

PROGRAMAÇÃO – 08:00h as 18:00h

- Credenciamento.
- Aprovação do regulamento interno da conferência.
- Abertura oficial.
- Apresentação do Documento de Referência e outros documentos.
- Debate e elaboração das proposições nos trabalhos de grupo com 4 eixos gerais:
Grupo 1 – Eixo 1 – Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia;
Grupo 2 – Eixo 2 – Reforma Agrária e Democratização do acesso a Terra e dos Recursos Naturais;
Grupo 3 – Eixo 3 – Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida;
Grupo 4 – Eixo 4 – Gestão e Participação Social.
OBS. Todos os grupos terão que discutir e apresentar propostas aos 3 eixos transversais: (5) Autonomia das Mulheres Rurais; (6) Autonomia e emancipação da Juventude Rural e (7) Promoção do Etnodesenvolvimento.
- Plenária final – Constituição do Grupo de Trabalho para acompanhar o processo de elaboração, qualificação, revisão, ou atualização do PTDRSS Cerrado Sul MA.
- Documentos Territoriais – Registro da Conferência, proposições que subsidiarão os Planos Territoriais.

O Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense foi criado em 2009.