quinta-feira, 20 de março de 2014

Encerrada greve de funcionários na Fazenda Agroserra em São Raimundo das Mangabeiras

Funcionários durante a greve. Fotos: Francisco Garcia
Encerrou na tarde desta quinta-feira, 20, por volta das 12:30h, a greve de 505 funcionários da Fazenda Agroserra, em São Raimundo das Mangabeiras. Os funcionários fecharam a fazenda na terça-feira, 18, e estavam impedindo a entrada e saída de pessoas do local. Os grevistas reivindicavam o salário atrasado de um mês e R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) de multa rescisória. Ao final da negociação, ficou acertado que eles receberão o salário atrasado, mais proporcional do mês, mais estimativa de produção e mais R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais) de multa rescisória (valor bruto), de acordo com o que determina as leis trabalhistas. Os funcionários foram contratados para realizarem serviço braçal.

As informações foram repassadas, via telefone, por Francisco Santana, Secretário de Assalariados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras, que participou das negociações com os grevistas. Além de Francisco, o sindicato estava representado por Sonia Miranda, presidenta, e Marlene Pereira, Tesoureira. As negociações contaram com a intermediação de Procuradores e auditores do Ministério Público do Trabalho, um delegado da Polícia Federal e advogados da empresa.


Francisco informou também que os grevistas foram levados para Balsas, onde serão despachados por município. Segundo ele, os grevistas moram em: São Luís Gonzaga, Passagem Franca, Colinas, Mirador, Onça, Jatobá, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Quanto ao patrimônio da empresa, Francisco informou que os grevistas quebraram a janela de uma guarita, um aparelho de ponto eletrônico e um orelhão. Durante a manifestação, eles secaram os pneus dos carros que estavam na fazenda para impedir a saída dos demais funcionários.

A fazenda Agroserra tem mais de 2000 (dois mil) funcionários e é uma das maiores empresas do Maranhão. Na fazenda, além da plantação de cana e soja existe uma usina de álcool, principal produto da empresa.

Durante a greve, funcionários secaram os pneus dos carros que estavam na fazenda.