segunda-feira, 10 de março de 2014

Realizado Segundo Passeio Ciclístico da Mulher Mangabeirense

Fonte: Comunicação Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

A prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, por meio da secretaria de Educação, sob a coordenação da professora Edinalva Solino, realizou no sábado, 08 de março, Dia internacional da Mulher, o Segundo Passeio Ciclístico da Mulher Mangabeirense. A saída aconteceu da Praça do Mercado, por volta às 7 horas da manhã. O passeio reuniu muitas mulheres, que seguiram de bicicleta, a pé e de carro - no caso das mais idosas, por algumas ruas da cidade até a AABB.

Na Praça do Mercado, Antes da saída para o passeio, o pastor Elves Lima, da Primeira Igreja Batista fez uma oração, a professora e escritora Margareth do Nascimento dedicou uma poesia às mulheres e o professor Edimilson iniciou as atividades físicas colocando as mulheres para dançar uma coreografia, que serviu de aquecimento.

Edinalva Solino coordenou a realização do Segundo Passeio
Ciclístico da Mulher Mangabeirense.
Durante o encerramento do passeio, na AABB, as mulheres receberam orientações sobre saúde com a enfermeira Kalina, que falou da importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. Ela explicou às mulheres como fazer o auto-exame das mamas e da importância da realização dos exames preventivos do câncer de colo do útero, dentre outros pontos.

O padre Jorge, pároco da paroquia de São Raimundo Nonato, fez uma oração, as crianças Késsia Pinto e Emanuel cantaram em homenagem às mulheres e também uma musica para a madrinha do evento, a primeira dama Wanda Carvalho. Para encerrar a programação foi servido um café da manhã e foram sorteados prêmios, doados por pessoas físicas e jurídicas da cidade, dentre eles uma bicicleta.

A coordenadora do passeio, Edinalva Solino, disse que o evento transcorreu dentro do esperado.

“Foi, acredito que, muito melhor do que no ano passado, maior número de mulheres, muita empolgação... Agora, o que é mais importante, é que essa iniciativa cumpra sua meta, que é incentivar as mulheres a participar cada vez mais desses eventos, desses momentos em que festeja a sua vida e, principalmente, que as mulheres compreendam a importância de praticar esporte como algo fundamental para a sua saúde”, destacou Edinalva.

Wanda Carvalho (direita) e a Secretária de Educação
Teresinha Brito.
A madrinha do evento, Wanda Carvalho, disse que: “O evento foi muito bom, cada ano que passa vai melhorando mais e é muito importante, teve muitas homenagens... Hoje, eu me sinto cada vez mais emocionada pelas homenagens e em ser uma mulher mangabeirense”.

Eliane Rodrigues de Passos, professora, que ganhou a bicicleta, disse que participa desde o primeiro passeio com uma bicicleta emprestada do seu pai e que ficou “muito emocionada” ao ganhar a bicicleta.

A senhora Aldacy Martins Ribeiro, de 75 anos, uma das idosas que participou do evento, disse que o dia da mulher em Mangabeiras é um dia especial “e o passeio ciclístico foi o ponto alto de 2014”. 

Eliane Rodrigues de Passos ficou muito feliz ao ganhar a bicicleta.

O segundo Passeio Ciclístico da Mulher Mangabeirense teve por tema: Mulheres em Ação e o objetivo é incentivar a prática de atividade física e esportiva pelas mulheres.

Confira mais fotos do passeio ciclístico na página da prefeitura no Facebook clicando abaixo.