terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Realizada eleição da mesa diretora da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras; Irmão Leonardo foi eleito presidente

Foi realizada nesta segunda-feira, 15, a eleição da mesa diretora da Câmara de vereadores de São Raimundo das Mangabeiras para o biênio 2015-2016. A sessão foi tumultuada, com cinco vereadores obstruindo a votação. A chapa apresentada, e eleita, é composta por: Irmão Leonardo, presidente; Felix Resplandes, vice-presidente; Cobra (Luis Gomes Costa), 1º secretário; e Socorro Melo, 2ª secretária. A chapa obteve seis votos, onde, além dos componentes da chapa, o vereador Ailton Costa e a vereadora Alessandra Alvarenga votaram favoráveis.

A obstrução da votação foi feita pelos vereadores: Emir da Cerâmica, Júlio da Foto Layser, Professor Edivaldo, Professor Jessé e Nonato Brito. O motivo para a obstrução foi pelo fato dos vereadores quererem negociar a composição da chapa apresentada, propondo a inclusão do atual presidente Júlio da Foto Layser, o que não foi aceito pelos componentes da chapa.

Cobranças de compromissos assumidos para a eleição realizada em 2013 e acusações de tentativas de cooptação de vereadores, inclusive com oferecimento de dinheiro, foram algumas das discussões presenciadas pelos presentes à sessão, que foi encerrada por volta de 1 da manhã desta terça-feira, 16.


Obstrução da votação


A obstrução da votação começou ainda no inicio da sessão, com o presidente Júlio propondo uma reunião entre todos os vereadores para rediscutir a chapa. O vereador Emir da Cerâmica propôs que fosse feita a obstrução da eleição até os nomes da chapa serem revistos pelo vereador Irmão Leonardo. Emir disse que “a chapa [apresentada] foi montada para atender as necessidades do executivo”. A fala do vereador Emir foi corroborada pelos vereadores Edivaldo e Jessé. Após as falas dos vereadores, que defenderam seus posicionamentos para a eleição, o presidente suspendeu a sessão por 5 minutos, mas, Emir da Cerâmica, Júlio da Foto Layser, Professor Edivaldo, Professor Jessé e Nonato Brito não retornaram à sessão.

Com a obstrução, o vereador Felix Resplandes apresentou um requerimento, alegando que houve abandono de sessão por parte do presidente Júlio da Foto Layser, pedindo que a vice-presidente assumisse a presidência da sessão e realizasse a eleição. O requerimento foi aprovado e a eleição foi realizada sob a presidência de Socorro Melo.

Nova Mesa diretora


Após a eleição, os eleitos se pronunciaram, agradeceram os votos e lamentaram a obstrução da sessão. A posse dos eleitos será no dia 1º de janeiro, conforme o regimento interno da casa legislativa.

O presidente eleito, Irmão Leonardo, disse que a sessão de eleição entrará para a história do parlamento do município e agradeceu a postura dos vereadores da chapa, “pela firmeza e determinação”. Para ele, a eleição trouxe a lição de que o grupo politico do qual faz parte precisa se manter “unido, fortalecido” e que o grupo “não está fragilizado”.

O vereador Cobra disse que se sente “honrado de fazer parte da mesa junto [com o vereador Irmão Leonardo]”. Ele agradeceu ao povo mangabeirense, “que me colocaram nesse poder legislativo para ficar sempre lutando pelo desenvolvimento do município”.

O vereador Felix Resplandes disse que é “um direito dos vereadores obstruírem a sessão”, mas, lamentou o fato do presidente ter participado da obstrução. Ele lembrou que em 2013 foi candidato, perdeu a eleição e que passou o cargo ao presidente eleito. Felix se comprometeu em ajudar a dar as “condições de funcionalidade da casa, com gestão participativa, com transparência”.

A vereadora Socorro Melo parabenizou os membros eleitos para a mesa 2015-2016. Disse que vai continuar direcionando suas atividades buscando ajudar a “resolver muitos dos problemas que a população apresenta aos vereadores”.

Da esquerda, vereadores (as) membros da chapa e/ou que votaram na chapa vencedora: Socorro Melo, Aílton Costa, Irmão Leonardo e sua esposa Gleysianne, Cobra e Alessandra. Felix Resplandes (abaixo) completa a chapa.