segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Superintendente Felix Resplandes divulga ações do governo do MA através da Rádio FM Rio Neves


O Superintendente Felix Resplandes, da Regional de Articulação Política do Baixo Balsas, que abrange os municípios de Benedito Leite, Loreto, Sambaiba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, esteve nesta sexta-feira, 08, na Rádio Comunitária FM Rio Neves, de São Raimundo das Mangabeiras, para divulgar ações do governo do estado que beneficiam a região.

O principal ponto da entrevista, concedida a Dayron Alves, foi o Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), que vai beneficiar mais de 1 milhão de crianças e adolescentes maranhenses com idades entre 4 e 17 anos neste mês de Janeiro. Em São Raimundo das Mangabeiras, serão beneficiadas mais de 3 mil crianças e jovens entre 04 e 17 anos.

Felix Resplandes destacou que o trabalho dele na regional “tem sido intenso, no sentido de apresentar ao governo as demandas, as necessidades, os problemas dessa regional em todas as áreas”. Ele frisou que as demandas foram objeto de pedidos, reuniões e audiências junto ao governo e seus órgãos e que “algumas coisas já foram encaminhadas” e que outras terão a viabilidade estudada.

Quanto ao Programa Bolsa Escola, Felix destacou que o mesmo “é uma grande conquista das famílias do nosso estado, porque o Bolsa Escola é um complemento do Bolsa Família” e poderá ser usado para a compra de material escolar e outros itens, como roupas e calçados. Ele divulgou os nomes dos comércios dos municípios da regional que estão aptos a venderem para o programa, um total de 18 (Loreto 06, Sambaiba 01, São Domingos do Azeitão 01, São Felix de Balsas 05 e São Raimundo das Mangabeiras 05).

Veja no site do programa a Lista dos Comércios em Cada município.

O programa Bolsa Escola impactará o desenvolvimento econômico local dos municípios, com R$ 57 milhões transferidos pelo Governo diretamente às famílias maranhenses e que serão gastos nos comércios locais, inclusive dos pequenos municípios, já a partir do mês de janeiro de 2016. À proporção que os cartões forem recebidos, e desbloqueados, os beneficiários terão 90 dias para realizar a compra dos produtos nos estabelecimentos credenciados pelo Governo do Estado.

Entrega dos cartões do Bolsa Escola
Para desbloquear o recurso, depois que receber o cartão, o beneficiário deve ligar para o número 0800 da Ouvidoria. O número completo será informado na carta que acompanha o cartão Bolsa Escola.

Através de um cartão magnético tipo débito, as famílias beneficiárias do Bolsa Família do Governo Federal poderão realizar compras em lojas e comércios autorizados em seus próprios municípios para a venda de material escolar.

Ações da superintendência
Dentre suas ações do primeiro ano, Felix destacou a articulação para que fosse realizada uma audiência com o governador para tratara da retomada da obra da ponte de Sambaíba, audiência que contou com a presença do Pároco da cidade, Gean Franco, e do Bispo da diocese de Balsas, Dom Enemésio. Disse que a realização da audiência contou com o apoio do Deputado Estadual Rogério Cafeteira e do Deputado Federal Rubens Junior. “A ponte de Sambaíba, hoje, é uma realidade, está sendo continuada”.

Disse que outra demanda da região que foi apresentada foi a questão da ponte sobre o Rio Balsas em São Felix de Balsas. “essa ponte foi objeto de discussão e de aceitação do governo. A partir de março o governo vai mandar fazer um estudo dessa grande obra”.

Felix informou que no mês de dezembro esteve em São Luís durante 10 dias, visitando os órgãos do governo, acompanhado de assessores da superintendência e lideranças políticas da região. Ele disse que alguns encaminhamentos serão observados pelo governo, como a questão da ponte de São Felix de Balsas, o programa Mais Asfalto para aos municípios da regional, a questão do abastecimento de água nos municípios, bem como melhorias para a agricultura familiar.

Ouça a entrevista no Site da Rádio FM Rio Neves.