sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

8º Tríduo Pedagógico de São Raimundo das Mangabeiras encerra com diálogo sobre a Língua Portuguesa


O 8º Tríduo Pedagógico de São Raimundo das Mangabeiras encerrou nesta sexta-feira, 15, com palestras da Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação, e da Professora Edinalva Solino, Coordenadora Geral de Ensino. “Nossa Língua, Nossa Identidade” foi a temática do dia. A culminância do evento contou com uma carreata até o Clube Recreativo Mangabeirense, onde foi servido um jantar aos professores.

Relacionadas:

- Importância da neurociência no processo de ensino é debatida no 8º Tríduo Pedagógico de Mangabeiras

- Segundo dia do Tríduo Pedagógico de Mangabeiras conta com palestras do escritor Hamilton Werneck

Pela manhã, a Professora Teresinha Brito abordou o tema: “Situações Notacionais da Língua Portuguesa”, onde debateu diversas dúvidas com os professores, como o uso dos porquês e o emprego de pronomes demonstrativos.

“A gente sente muito, no dia a dia, que nossos professores transmitem, quando falam, quando nos enviam mensagens escritas, que há muita coisa dentro da língua portuguesa que sempre se constituiu em dúvida para ser ensinado, para ser trabalhado. Então, a gente pensou de, nesse tríduo, colocar essa parte prática da língua, essas questões, que nós chamamos de questões notacionais da língua portuguesa”, observou Teresinha sobre os temas trabalhados.

Durante a tarde, a Professora Edinalva Solino abordou o tema: “Estudo da Língua: Reflexão e Uso (Verbo, Regência verbal e Colocação Pronominal)”.

Edinalva observou que: “Se o professor tiver em sintonia com a língua que ele utiliza para levar ao aluno os outros conhecimentos, fica muito mais fácil de passar uma mensagem não fragmentada, não conturbada e sim fazer com que as suas aulas fiquem mais claras, mais práticas, mais objetivas e o aprendizado de fato aconteça”. Ela avaliou positivamente o evento: “ Foi muito bom o tríduo, foi uma oportunidade muito grande de reflexão, de repensar a prática, de levar para a escola metodologias renovadas”.

 
O VIII Tríduo Pedagógico foi realizado entre os dias 13 e 15 de janeiro, no tempo da Igreja Assembleia de Deus Madureira e contou com palestras de: Gardênia Pinho de Abreu, Pedagoga, Especialista em Neuropsicologia e em Atendimento Clínico Institucional; Hamilton Werneck, Doutorando, Pós-graduado em Educação, Pedagogo, Professor do Ensino Superior e Escritor com 26 livros publicados e 09 DVDS educativos; Teresinha Brito, Licenciada e Bacharela em Psicologia Escolar, Especialista em Psicopedagogia, em Pedagogia Escolar, em Docência do Ensino Superior e em Uso e Prevenção de Drogas; Edinalva Solino, Licenciada em Letras – Habilitação em português, inglês e respectivas literaturas –, Especialista em Psicologia da Educação, em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Pós-graduada em Pedagogia Escolar, Especificidade em Gestão Escolar.

O Tríduo Pedagógico é realizado pela Prefeitura Municipal desde 2009, através da Secretaria Municipal de Educação, e é destinado à formação continuada dos professores da rede municipal de Educação.


Veja Fotos na página da prefeitura no Facebook

O 8º Tríduo Pedagógico de São Raimundo das Mangabeiras encerrou nesta sexta-feira, 15, com palestras da Professora...
Publicado por Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras em Sexta, 15 de janeiro de 2016
Fonte: Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras