quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Importância da neurociência no processo de ensino é debatida no 8º Tríduo Pedagógico de Mangabeiras


Teve início nesta quarta-feira, 13, no templo da Igreja Madureira, o VIII Tríduo Pedagógico de São Raimundo das Mangabeiras, evento destinado à formação continuada dos professores da rede municipal de Educação. No primeiro dia, a palestrante Gardênia Pinho de Abreu, especialista em neuropsicologia, abordou dois temas: “Como o Cérebro Humano Aprende”, que tratou da neurociência no processo de ensino, e “A Atenção e a Aprendizagem”.

A professora Gardênia explicou que “a neurociência é um estudo que vem fortalecer a aprendizagem”, bem como “auxiliar os professores na realização das suas tarefas em sala de aula”. “Nosso objetivo é que o aluno aprenda, então, nós precisamos saber como é que ele aprende para que nós possamos desenvolver metodologias, desenvolver recursos melhores, para potencializar essa aprendizagem”, destacou.

Gardênia avaliou positivamente a participação dos profissionais da educação no evento, enfatizando que estes tiveram “uma participação efetiva”. Ela frisou ainda que fica “muito feliz em saber que nós temos um município com uma preocupação na formação dos seus professores e na continuação dessa formação”.

A Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação, destacou que os temas escolhidos para este 8º tríduo “são muito pertinentes e que vão de encontro às necessidades do nosso professor no seu dia a dia de sala de aula”. Teresinha disse que os professores ficaram “muito atentos” aos ensinamentos no campo da neurociência, “que hoje é tão discutido em todos os espaços escolares”, bem como ao tema voltado para a atenção.

Teresinha disse que, dentre as discussões do primeiro dia, foi bastante debatido a questão da educação especial, “que é um campo muito problemático, dada a dificuldade de profissionais que tenham especialidade na área”, e adiantou que haverá um encontro sobre educação especial para os professores que trabalham com alunos com necessidades especiais.

Nesta quinta-feira, 14, o palestrante será o Professor Hamilton Werneck, doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior. Werneck é autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos. Ele já realizou mais de 2.300 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.

A mesa de abertura do primeiro dia do VIII Tríduo Pedagógico foi composta por: Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação; Professora Edinalva Solino, Coordenadora Geral de Ensino; Professora Marinalde Gonçalves, Coordenadora das Escolas do Campo; Professora Maria Suely, Coordenadora da Educação Infantil; Professora Marcileda Dantas, Coordenadora da Educação Especial; Jeanette Rego, Coordenadora do Programa Mais Educação; Marcela Martins e Bruno Alves, Coordenadores de Informática; e a Professora Gardênia Pinho de Abreu, palestrante do dia.

O Tríduo Pedagógico segue até esta sexta-feira, 15.



No primeiro dia, a palestrante Gardênia Pinho de Abreu, especialista em neuropsicologia, abordou dois temas: “Como o Cé...
Publicado por Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras em Quarta, 13 de janeiro de 2016