terça-feira, 14 de novembro de 2017

Diversas atividades serão realizadas durante a campanha ‘Novembro Azul’ em Mangabeiras


A Campanha Novembro Azul será realizada em São Raimundo das Mangabeiras, a partir desta terça feira, dia 14 de novembro com diversas atividades de prevenção e combate ao câncer de próstata. A campanha iniciará pela Unidade Básica de Saúde (UBS) José Gomes Ferreira, no Bairro Vila Ceci, na terça-feira, 12 novembro, e segue até o dia 30 de novembro.

As ações envolvem todas as Unidades Básicas de Saúde, com a oferta dos seguintes serviços: Palestras, testes rápidos, verificação de glicemia, aferição arterial, tipagem sanguínea e solicitação do Psa (Antígeno Prostático Específico para Câncer de Próstata).

O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições como a hiperplasia próstastica benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

Confira abaixo as ações em cada UBS:

14/11 – UBS José Gomes Ferreira (Vila Ceci);

20/11 – UBS São Francisco (Canto Grande);

21/11 – UBS Socorro Portela (são José);

22/11 – UBS – Alice Farias (Vila Cardoso);

23/11 – UBS – São Luís Gonzaga (Vale Verde);

29/11 – UBS – Robert Coêlho Passarinho (Assentamento);

29/11 – UBS – Maria José Ferreira (Morro do Chupé);

30/11 – UBS Deroci Milhomem Maia – (Centro).


Ainda como parte da campanha e com o objetivo de chamar atenção sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, prédios públicos da cidade receberam iluminação na cor azul.

A Gestão Municipal vem atuando para garantir serviços públicos de saúde com qualidade e eficiência, alcançando as pessoas que mais necessitam desses serviços, fazendo com que a saúde preventiva, pilar da atenção básica, obtenha êxito em suas ações.