quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Realizada culminância da Campanha Outubro Rosa em São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada nessa terça-feira, 31 de outubro, a culminância da Campanha Outubro Rosa em São Raimundo das Mangabeiras, em evento na Praça de Alimentação. Ao longo do mês de outubro, a campanha percorreu todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, com a oferta de diversos serviços, principalmente voltados para a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

O encerramento da campanha contou com uma programação diversificada, com Ginástica Laboral, sorteio de prêmios e aulão de dança, caracterizando ainda como um momento para melhorar a autoestima e ouvir depoimentos das mulheres sobre a importância da prevenção.

Durante o mês de conscientização foram realizados mais de 600 coletas de material para a realização de exames preventivos: 130 na UBS José Gomes Ferreira, Bairro Vila Ceci; 30 na UBS Maria José Ferreira, Povoado Morro do Chupé; 56 na UBS Deroci Milhomem Maia, Centro; 25 na UBS Robert Coêlho Passarinho, Assentamento Bacuri; 11 na UBS São Francisco, Povoado Canto Grande; 122 na UBS Socorro Portela, Bairro São José; 90 na UBS São Luís Gonzaga, Povoado Vale Verde; 209 na UBS Alice Farias, Bairro Vila Cardoso.

O trabalho de prevenção nas UBS é permanente durante todo o ano, ação que conta com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de conscientização e mobilização durante as visitas domiciliares. Além da prevenção ao câncer, a campanha levou diversos outros serviços às UBS, como: aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e outros.

As ações da Campanha Outubro Rosa reforçaram o trabalho da Gestão Municipal no sentido de garantir serviços públicos de saúde com qualidade e eficiência, alcançando as pessoas que mais necessitam desses serviços, fazendo com que a saúde preventiva, pilar da atenção básica, alcance os resultados almejados.