sábado, 4 de novembro de 2017

Simulados ajudaram estudantes na preparação para a Prova Brasil em São Raimundo das Mangabeiras


A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou três simulados e desenvolveu atividades diversificadas, com estudantes da Rede Municipal do 5º e 9º anos, com foco em Português e Matemática, em preparação para a Prova Brasil, realizada entre os dias 23 e 26 de outubro no Município.

A avaliação foi aplicada em nove escolas do Município: Dia 23, Dom João Bosco; Dia 24, Dom Rino Carlesi, Padre Dino Vitaline, José Pinto de Menezes e Padre Fábio Bertagnolli; Dia 25, Ceci Teixeira; Dia 26, Manoel da Silva Costa, Nascimento de Morais e São Luiz Gonzaga.

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação vinha preparando profissionais da educação e alunos para a prova. Em Marco, por exemplo, foi realizado o “I Café Pedagógico”, com a participação de professores de língua portuguesa e matemática do 5º e 9º ano para apresentar informações e debater estratégias a serem desenvolvidas em sala de aula para preparar os estudantes para a Prova. Em Maio, Agosto e Outubro foram realizados os simulados. Além disso, a coordenação do Ensino Fundamental manteve constante diálogo com os coordenadores e professores nas escolas, garantindo que o planejamento fosse executado.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A Gestão Municipal vem trabalho para melhorar os índices educacionais do Município, investindo na formação continuada dos professores e valorização salarial, buscando garantir as condições necessárias ao aprendizado dos alunos, bem como um ambiente de trabalho sempre mais adequado aos profissionais da educação.