quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Segundo dia do Tríduo Pedagógico tem reflexão sobre o lúdico no ensino e avaliação no século XXI


Professores da rede municipal de educação de São Raimundo das Mangabeiras participaram, nesta quinta-feira, 26, no segundo dia do Tríduo Pedagógico, de palestras e atividades voltadas para a reflexão sobre a importância do lúdico no ensino e sobre avaliação no século XXI. Os professores também confeccionaram recursos didáticos com os temas trabalhados.

O tríduo é voltado à formação continuada dos professores da rede municipal de educação. Neste ano, pela primeira vez, houve a divisão dos professores de acordo com as séries que lecionam, atendendo à necessidade específica de cada realidade escolar. Quanto aos temas trabalhados, a Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, disse acreditar que os mesmos “são oportunos, recorrentes e que os professores irão gostar”.
A professora Valéria Vasquez coordenou as atividades e proferiu palestra para os professores da educação infantil, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED, com o auxílio da Coordenadora da Educação Infantil, Professora Soeli Rocha. Além da importância da ludicidade, os professores trabalharam a temática movimento, música e linguagem.

A professora Valeria destaca que o lúdico na educação é importante porque a criança aprende melhor brincando, mas não apenas “um brincar só por brincar”. “Quando se trata de educação, já é um brincar com outro olhar, é um brincar direcionado”, explica. Para ela, a temática trabalhada desperta nos professores um olhar para o lúdico, o que vai contribuir para o desenvolvimento do aluno, que vai aprender de uma forma mais prazerosa. “Tudo o que a gente faz com prazer, com alegria, a gente desenvolve de uma forma melhor”, reforça ela.

A Professora Ana Soraya Plum coordenou as atividades voltadas para os professores do 1º ao 5º ano, no auditório da Escola Dom João Bosco, com o auxílio da Coordenadora do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, Professora Aldacy Resplandes.

Para a professora Ana, “a escola precisa se voltar para esse lúdico, precisa se voltar para essa avaliação do século XXI, porque a avaliação, como ainda está sendo trabalhada, em alguns municípios, e mesmo no Brasil, não está acompanhando a evolução do nosso alunado”. Ela enfatiza que, “vivemos em um mundo totalmente globalizado e plugado em todos os momentos”, mas que, “muitos professores ainda continuam com uma prática pedagógica ultrapassada, que não está ajudando [o aluno] em nada”. “O professor tem que se voltar pra essa avaliação do século XXI e uma prática também do século XXI”, complementa.

A Professora Talita Costa coordenou as atividades com os professores do 6º ao 9º ano, no auditório da Câmara de Vereadores, com o auxílio da Coordenadora do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, Professora Jeanette Rêgo.

Para a professora Talita, “a forma de avaliação, unida ao lúdico, vai conseguir alcançar melhor [as crianças]”. Para ela, o lúdico ajuda o aluno a utilizar “as habilidades e as inteligências múltiplas”. “No momento em que você encaixa o lúdico com a avaliação você terá a probabilidade de alcançar esses alunos em maior extensão”, enfatiza.

O Tríduo Pedagógico 2017 teve início na quarta-feira, 25, e segue até esta sexta-feira, 27. Além do tríduo, será realizado um encontro com os Diretores e Coordenadores pedagógicos, no sábado, dia 28.

A melhoria dos índices educacionais do município é um dos compromissos da administração municipal, reforçado em atividades como as desenvolvidas no tríduo pedagógico, momento em que os professores são convidados a refletirem sobre as práticas docentes, em prol do aperfeiçoamento constante.
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