quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Tríduo Pedagógico de Mangabeiras inicia com palestras e anúncio de reajuste salarial aos professores


Teve início nesta quarta-feira, 25, em São Raimundo das Mangabeiras, o Tríduo Pedagógico 2017, evento destinado à formação continuada dos professores da rede municipal de educação, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Este ano, o evento tem por tema:“Educação compartilhada: Conjugando teoria e prática para o aprimoramento das aprendizagens”.

A primeira-dama do Município, Elmorane Coelho, abriu o Tríduo Pedagógico 2017, representando o prefeito Rodrigo Coêlho. Ela falou de sua felicidade de participar desse momento de capacitação da Classe Docente e de como a gestão municipal pretende desenvolver ações na área da educação.

“Escolhemos andar juntos, para que tenhamos melhores resultados na educação”, destacou Elmorane Coelho sobre a importância do tríduo. Elmorane disse ainda que a gestão que se inicia tem compromisso com a educação, com foco na aprendizagem, melhoria dos índices educacionais e profissionais trabalhando felizes, “com valorização da classe”.

A abertura do evento contou ainda com a apresentação da Estrutura Pedagógica da SEMED, Apresentação dos Diretores e Coordenadores da rede municipal, Palavra da Secretária Municipal Educação, Professora Teresinha Brito, e palestra motivacional com a professora Ana Soraya Plum.

A Professora Teresinha Brito ressaltou que espera poder contar com uma equipe que trabalhe motivada e feliz, dedicada na construção do futuro dos estudantes. “Olhe para o aluno e pense: ‘estou aqui construindo o alicerce para o futuro dessas pessoas’”, disse Teresinha ao refletir sobre o trabalho pedagógico.

Em sua palestra, a Professora Ana Soraya enfatizou que é preciso que a educação não esteja presa ao passado “ao século 19 ou 20” e que é preciso preparar os alunos para o mercado de trabalho e suas necessidades. “Será que estamos preparando os nossos alunos para o mercado de trabalho?”, questionou.

Nesse primeiro dia, os professores assistiram a uma Palestra Motivacional e à palestra “As Inteligências múltiplas e seus estímulos”, ambas com a professora Ana Soraya Plum. Teve ainda uma Dinâmica voltada para as inteligências múltiplas, com a professoras Ana Soraya Plum, Valéria Vasquez e Talita Costa.

Reajuste Salarial

Na período da tarde dessa quarta-feira, o Prefeito Rodrigo Coêlho anunciou reajuste salarial de 7,65%, para os professores municipais, percentual acima do reajuste do piso nacional da educação, reajustado em 7,64%. (Leia mais aqui)

Com o reajuste, os professores da rede municipal de São Raimundo das Mangabeiras continuam recebendo acima do valor do piso nacional da educação, fixado neste ano em R$ 2.298,80 para uma jornada semanal de 40 horas. O prefeito assinou o decreto de reajuste, retroativo a 1º de janeiro, durante o evento.

Tríduo Pedagógico

O tríduo pedagógico 2017 prossegue até sexta-feira, 27. Pela primeira vez no município, haverá a divisão dos professores de acordo com as séries que lecionam, nesta quinta e sexta, atendendo à necessidade específica de cada realidade escolar. Os professores da educação infantil participarão de atividades no auditório da SEMED, os professores do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano estarão reunidos no auditório da Escola Dom João Bosco e os professores do 6º ao 9º ano se reunirão no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Diariamente, os professores participarão de atividades em dois períodos, das 08h à 12h e das 14h às 18h. Além do tríduo, será realizado um encontro com os Diretores e Coordenadores pedagógicos, no sábado, dia 28.

Segundo a prefeitura, "o tríduo pedagógico é um momento de formação continuada dos professores que os prepara para o início do ano letivo e demonstra o empenho da gestão municipal para com a educação do município".