segunda-feira, 25 de novembro de 2013

São Raimundo das Mangabeiras é representada em Seminário de Mídias Livres em São Luís

Aconteceu neste sábado, 23, em São Luís, o Seminário de Comunicação e Mídias Livres: Redes Sociais e Rádios Comunitárias, realizado no Gran São Luis Hotel. O evento contou com a participação de blogueiros, radialistas comunitários e entusiastas das mídias livres e que defendem a democratização das comunicações no Brasil. O evento foi realizado através de parceria entre o Instituto Barão de Itararé, site Maranhão da Gente e Abraço-MA (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária).

São Raimundo das Mangabeiras esteve representada no seminário pelo titular deste blog, João Batista Passos, que, durante as intervenções falou aos participantes do evento. Além de editor de blogs, João é representante da ABRAÇO no Sul do Maranhão e é locutor voluntário da Rádio FM Rio Neves.

“Em um dos momentos de intervenções falei da minha visão sobre as mídias sociais e de como muitos gestores públicos ainda não entendem como funciona este novo momento da sociedade, onde cada individuo é um veiculo de comunicação único”, escreveu João em seu perfil do Facebook.

O Pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino, que participou do evento, destacou a inclusão digital e a internet como canal de decisão dos governos e a constituição de redes para que cidadãos sejam agentes de transformação da sociedade. 

Dino fez uma crítica veemente à política de comunicação adotada pelo atual governo do estado – que foi denunciado por jornalistas em 2013 por ter tentado intervir no conteúdo produzido por blogueiros e radialistas.

“Infelizmente, a censura aos jornalistas ainda é muito viva no Maranhão, por parte de agentes do Governo do Estado. Vencer a barreira da censura, essa ideia de pedir a cabeça de jornalistas, é fundamental para a consolidação da democracia,” disse.

O evento contou com palestras de:

Fabrício Solagna, Sociólogo e mídia-livrista. É membro da Associação Software Livre.org e organizador do Fórum Internacional de Software Livre (FISL). Foi coordenador executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul de 2011 a 2013.

Guido Bianchi, Publicitário com 35 anos de carreira. Hoje, preside a Empresa Pernambuco de Comunicações.

Márcio Jerry, Jornalista e ex-professor da Universidade Federal do Maranhão. Secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luís e Presidente Estadual do PCdoB.

Francisco Gonçalves, Professor Doutor em Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís.

Ed Wilson, Radialista. Doutorando em Comunicação Pela PUC-RS, professor da Universidade Federal do Marahão (UFMA). Diretor de Formação da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (ABRAÇO-MA).

Francisco Junior, Jornalista editor do site Maranhão da Gente.

Veja Fotos: