terça-feira, 19 de maio de 2015

Realizada caminhada alertando sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, que foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória – ES. Em São Raimundo das Mangabeiras a data foi lembrada com uma caminhada, que encerrou da campanha de conscientização referente à data.

A caminhada, que iniciou na Praça do Mercado e percorreu a Rua do Comercio, Avenida Rodoviária e Avenida Francisca das Chagas, contou com a participação de estudantes, pais, professores, coordenadores, diretores, vereadores, conselheiros tutelares, membros do governo municipal e da sociedade civil. A primeira-dama, Wanda Carvalho, representou o prefeito Francismar Carvalho no evento. A campanha foi realizada pelo CREAS ( Centro de Referencia Especializado de Assistência Social), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e trabalho.

A Coordenadora do CREAS, Carmen Lúcia, avaliou que o evento correspondeu às expectativas. Ela disse que é preciso a união de todos para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Chegou o momento de nos darmos às mãos e lutarmos por uma Mangabeiras sem violência sexual, sem prostituição.”

Para fazer denuncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes o denunciante pode ligar gratuitamente 100 ou procurar o Conselho Tutelar, CREAS, Delegacia de Polícia ou a Promotoria de Justiça.


A Data
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória – ES. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.





A caminhada contou com a participação de estudantes, pais, professores, coordenadores, diretores, membros do governo...
Posted by Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras on Terça, 19 de maio de 2015