terça-feira, 19 de maio de 2015

Realizada caminhada alertando sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, que foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória – ES. Em São Raimundo das Mangabeiras a data foi lembrada com uma caminhada, que encerrou da campanha de conscientização referente à data.

A caminhada, que iniciou na Praça do Mercado e percorreu a Rua do Comercio, Avenida Rodoviária e Avenida Francisca das Chagas, contou com a participação de estudantes, pais, professores, coordenadores, diretores, vereadores, conselheiros tutelares, membros do governo municipal e da sociedade civil. A primeira-dama, Wanda Carvalho, representou o prefeito Francismar Carvalho no evento. A campanha foi realizada pelo CREAS ( Centro de Referencia Especializado de Assistência Social), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e trabalho.

A Coordenadora do CREAS, Carmen Lúcia, avaliou que o evento correspondeu às expectativas. Ela disse que é preciso a união de todos para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Chegou o momento de nos darmos às mãos e lutarmos por uma Mangabeiras sem violência sexual, sem prostituição.”

Para fazer denuncias sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes o denunciante pode ligar gratuitamente 100 ou procurar o Conselho Tutelar, CREAS, Delegacia de Polícia ou a Promotoria de Justiça.


A Data
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória – ES. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.





A caminhada contou com a participação de estudantes, pais, professores, coordenadores, diretores, membros do governo...
Posted by Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras on Terça, 19 de maio de 2015



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...