segunda-feira, 25 de maio de 2015

Realizada campanha de doação de sangue em São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada neste sábado, 23, mais uma campanha de doação de sangue em São Raimundo das Mangabeiras. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde e Hemomar, aconteceu no Hospital São Raimundo Nonato, durante todo o dia, e contou com o apoio do IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras e Prefeitura Municipal. Cerca 150 bolsas de sangue foram arrecadadas.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria José, ressaltou que a campanha ocorreu dentro do esperado e que campanha foi realizada em prol da população. “Toda a equipe que trabalhou está de parabéns, assim como todos aqueles que se prontificaram em fazer esse pequeno gesto de amor em vir doar, em vir com o intuito de salvar uma vida”.

A coordenadora da campanha, Helba Cunha, destacou a importância da colaboração de todos os envolvidos na campanha, principalmente os agentes comunitários de saúde, que fizeram a mobilização nas comunidades e ajudaram no dia da campanha. “Eu quero agradecer a todos os colaboradores, no caso o apoio da prefeitura Municipal de Mangabeiras e também os agentes comunitários de saúde, porque, realmente, em todas as campanhas, eles se empolgam e desempenham bem essa função”.

Durante a campanha, dois médicos trabalharam na triagem dos pacientes, o Dr. Percílio Martins e o Dr. Jorge Ido. O Dr. Jorge enfatizou que doar sangue é ato muito seguro, sem riscos para o doador. “A gente faz o exame médico para saber se a pessoa pode ser doadora ou não, nós fazemos todos os exames pré-coleta e só depois que a pessoa vai fazer a coleta”.

Além dos médicos, técnicos de enfermagens, agentes comunitários de saúde e demais servidores da saúde, a campanha contou com a colaboração de alunos de um curso técnico de enfermagem, que ajudaram nos preparativos para as doações.

O Campus do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras também realizou mobilização envolvendo os alunos e servidores. Muitos alunos aproveitaram o momento para coletar comprovantes de doações que serão utilizados em uma gincana estudantil que será realizada em Caxias, neste mês de junho.

O sangue coletado passa por exames laboratoriais antes de ser utilizado. Os doadores receberão os resultados via secretaria de Saúde. A Campanha tem por objetivo manter uma cota de bolsas para os pacientes de São Raimundo das Mangabeiras que vierem a precisar de sangue na rede pública de saúde. Para ter acesso às bolsas, os pacientes devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde e obter uma declaração, onde constará a necessidade das bolsas de sangue. A declaração deverá ser levada ao Hemomar para os procedimentos devidos.

Parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde envolvida na campanha de doação de sangue.