terça-feira, 19 de maio de 2015

Jovem é presa em São Raimundo das Mangabeiras por maltratar sua filha de seis meses

Imagem: TV Meio Norte.
Com Informações do Portal Meio Norte, do Piauí

Um vídeo que circula por meio do aplicativo WhatsApp mostra a jovem Andressa Freitas de Sousa, de 20 anos, sufocando a própria filha, de seis meses, utilizando uma fralda. Andressa foi presa em flagrante, por crime de tortura, na manhã desta terça-feira, 19, em São Raimundo das Mangabeiras.

“Nós obtivemos notícia de que ela gravou um vídeo, em que ela sufocava a criança. Esse vídeo foi enviado via WhatsApp para o pai da criança e o pai da criança enviou para diversos grupos do WhatsApp e isso foi disseminando, chegou ao nosso conhecimento e nós mantivemos uma busca na tentativa de localizar a [Andressa]. Localizamos e fizemos a prisão em flagrante dela hoje, pelo [crime de tortura], que enseja reclusão de 2 a 8 anos, com causa de aumento de pena de 1/6 a 1/3 por tratar-se de criança”, informou o delegado David Noleto, da Delegacia de São Raimundo das Mangabeiras.

O delegado disse que a acusada “declarou a veracidade dos fatos. Informou que realmente esse vídeo foi feito para provocar raiva no pai da criança”.

O delegado informou ainda que não pode arbitrar fiança e que vai enviar o inquérito à justiça, que decidirá sobre o caso.

“Nesse caso, como o crime tem pena de 2 a 8 anos, e incide também a causa de aumento, não cabe ao delegado arbitrar fiança. Nós vamos fazer o flagrante, encaminhar para o fórum, e ai fica para o juiz decidir se vai arbitrar uma fiança ou qualquer outro procedimento”, disse.

O delegado informou que a criança está com a avó. O pai da criança mora no Pará, segundo informações prestadas por Andressa, e já tem diversas passagens pela polícia, informação que estão sendo investigada pelo delegado..


Segundo informações divulgadas pela TV Meio Norte, do Piauí, que tornou o caso público, Andressa, que morava na cidade de Uruçui, mas há alguns meses se mudou para o município de São Raimundo das Mangabeiras, filmou o momento em que sufocava a criança. Ela enviou o vídeo para o pai da criança, que bastante revoltado com a cena, enviou para outros grupos do aplicativo.

A filmagem foi compartilhada por muitas pessoas e chegou até os policiais da cidade de Uruçuí que imediatamente realizaram diligências para capturá-la. De acordo com o major Feitosa, a guarnição não medirá esforços para realizar a sua prisão. “Nós tomamos conhecimento desse vídeo ainda ontem pela manhã. Essa moça morou em Uruçuí a algum tempo, mas agora mora em Mangabeiras, no Maranhão. Essa filmagem foi feita no domingo. As informações que nos chegaram é que ela fez esse vídeo para pressionar o pai da criança. O bebê tem apenas 6 meses de idade e sofreu esse tipo de crime. Ela mandou o vídeo para o rapaz, e ele com raiva encaminhou para outras pessoas. Inicialmente nós pensamos que ela estava em Uruçuí, mas depois constatamos que ela havia se mudado”, afirmou o major

O pai da criança chegou a fazer prints de um momento da conversa dos dois onde a jovem afirma que “essa menina lhe atrapalha em tudo”, que “ela é uma desgraça” e que está “estressada porque ele não vai buscar a criança”.

“Nós acionamos a polícia de lá, passamos todas as informações e a gente espera que hoje consigamos efetuar a prisão dela. Todo mundo que vê o vídeo fica estarrecido com a cena. Quando conversamos com ela, ela confessou que fez como forma de pressionar o pai mas que tudo não passava de uma brincadeira e que não queria matar a criança, mas nós percebemos que é uma covardia muito grande. Estamos juntos com o pessoal do Maranhão para que ela seja presa o mais rápido possível”, finalizou o major Feitosa, da delegacia de Uruçuí.





Atualizada: 19/05/2015 as 13:30h;
Atualizada: 20/05/2015 as 08:00 para a troca do termo maus tratos por crime de tortura, segundo retificação feita pelo Delegado David Noleto. O crime de tortura é o que incide a pena de 2 a 8 anos, com agravante por se tratar de uma criança, de acordo com o artigo 1º da Lei 9.455 /97 define o crime de tortura.