terça-feira, 31 de outubro de 2017

Realizada capacitação com Servidores do Cadastro Único e Bolsa Família de São Raimundo das Mangabeiras


A Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, através da Coordenação Geral dos Programas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, entre os dias 23 e 27 de outubro, uma Capacitação de Orientação e Aperfeiçoamento da Coleta de Informações das Famílias que estão ou que podem ser inscritas no Cadastro Único, tendo como público especifico servidores do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família do Município.

A Capacitação foi ministrada pela Coordenadora Geral dos Programas Sociais e Gestora Municipal do CadÚnico e Programa Bolsa Família, Edinalva Solino, e pelo Servidor Entrevistador Marcos Brito, e teve, dentre os objetivos, capacitar os participantes a aplicar conceitos e procedimentos estabelecidos para a coleta de dados das famílias, utilizando os formulários do Cadastro Único.

Com a capacitação, os servidores passam a utilizar de forma mais ágil e eficaz os formulários de cadastramento, colaborando para a uniformização de conceitos e a padronização da forma de realizar a entrevista do Cadastro Único.

O Governo Municipal vem incentivando e apoiando a qualificação profissional dos servidores públicos, objetivando fazer com que esses servidores possam trabalhar da melhor forma possível, garantindo a oferta de serviços públicos com mais qualidade e eficiência.

Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, do Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único. O Cadastro Único está regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e outras normas.