domingo, 14 de fevereiro de 2016

Aniversário de São Raimundo das Mangabeiras é comemorado com a inauguração de uma creche


Foi realizada nesse sábado, 13 de fevereiro, a programação comemorativa do aniversário de 67 anos de emancipação política de São Raimundo das Mangabeiras, tendo como principal momento da festa a inauguração da Creche – Centro de Educação Infantil Filozinha Martins. A data do aniversário é 10 de fevereiro e foi adiada este ano em virtude da proximidade com o fim do carnaval. A festa foi marcada pelo descerramento da placa de inauguração da creche, momento cívico cultural, fala de autoridades, partilha do bolo e música ao vivo.

O prefeito Francismar Carvalho agradeceu o empenho de todos os que se dedicaram para realizar “mais uma grande festa” do aniversário da cidade, “presenteando o povo de São Raimundo das Mangabeiras com uma obra magnifica, que é a entrega dessa creche”. Francismar falou ainda de outras obras que foram ou que estão em andamento no município e disse que ao final de sua gestão terá beneficiado todos os cidadãos mangabeirenses.

“E como esta creche, são muitas obras que têm por ai. Posso até dizer, em público, que no final da minha administração, coletivamente, eu pedirei ao povo de São Raimundo das Mangabeiras que levante a mão o cidadão que não tenha sido beneficiado com uma obra coletiva dentro da gestão do prefeito Francismar Carvalho”, disse.

A Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação, recitou um poema de Lusia Passarinho, sua mãe, em homenagem ao aniversário da cidade e que faz um resumo da história administrativa e cultural do município. Teresinha justificou a homenagem a Filozinha Martins com o nome da creche, disse que a mesma “era uma mulher altruísta, mulher idônea, que foi professora no município de São Felix”. Teresinha agradeceu ao prefeito Francismar Carvalho pelo empenho em fazer com que a obra fosse concluída e lembrou que em muitas cidades as obras das creches estão paradas. Ela agradeceu ainda a todos os operários da obra e desejou bom trabalho a toda a equipe de profissionais que trabalharão no novo prédio.

Nemias Moura, Secretário de Infraestrutura, destacou a importância do Programa Proinfância e os trabalhos desenvolvidos para a concretização da obra. Ele destacou que “não tem futuro melhor do que você investir nas crianças”.

Também Fizeram uso da palavra: os vereadores Cobra, Jessé Resplandes, Júlio da Foto Layser, Emerson Cardoso e Irmão Leonardo; Edinalva Solino, coordenadora geral de ensino; o padre Jorge e o Pastor Jair, que fizeram momentos de oração; e Jaires dos Santos. A festa contou ainda com apresentações musicais de Késsia Gomes e do grupo Neto Conhá e Banda, que encerrou a festividade.

A Mesa da solenidade foi composta por: Francismar Carvalho, prefeito municipal; Wanda Carvalho, primeira-dama do município; Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação; Arenaldo Lima, Secretário Municipal de Finanças; Eduardo Carvalho, Secretário Municipal de Administração; Maria José, Secretária Municipal de Saúde; Nemias Moura, Secretário Municipal de Infraestrutura; Betânia Maia, Secretária Municipal de Assistência Social; Irmão Leonardo, Vereador e Presidente da Câmara; Ailton Costa, Vereador; Emerson Cardoso, Vereador; Jessé Resplandes, Vereador; Júlio da Foto Layser, Vereador; Cobra, Vereador; Socorro Melo, Vereadora; Tenente Furtado, Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar do 4º BPM; Edinalva Solino, Coordenadora Geral de Ensino; Tânia Barros, diretora da Creche – Centro de Educação Infantil Filozinha Martins; Felix Resplandes, Superintendente Regional de Articulação Política do Baixo Balsas, que representou o governo do estado na cerimônia; Padre Jorge, da Paroquia de São Raimundo Nonato; e Pastor José Jair, da Primeira Igreja Batista. Foi justificada a ausência do Vice-prefeito Charlis Maia, que não compareceu ao evento por motivos superiores. Foi registrada a presença dos ex-prefeitos José Gonçalves de Sousa e Eulogio Ribeiro Costa e de Aldecy Pereira, Diretor Regional da AGERP.

Funcionamento da Creche

A Creche iniciará suas atividades na terça-feira, 16, com uma aula inaugural. Os funcionários e alunos serão remanejados da então Creche Santa Teresinha do Menino Jesus, que funcionava em um local adaptado. A creche atende crianças a partir dos dois anos de idade.

Quem desejar conhecer a estrutura da creche poderá se dirigir à mesma em seu horário de funcionamento e procurar a diretora. A creche fica localizada ao lado da Escola Ceci Teixeira, no Bairro Vila Cardoso, atrás do Campo de Futebol Ipiranga.

A obra

A Obra foi realizada através de convênio com o Governo Federal, por meio do programa Proinfância, no valor de R$ 1.305.998,85. Para mais informações sobre o Programa Proinfância acesse o site do programa. Para saber mais sobre convênios com o governo federal acesse o site do Portal da Transparência do Governo Federal ou o Site da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras.

Equipe de Profissionais que atuarão na creche.

Prefeitura Francismar Carvalho cumprimenta a poetisa Lusia Passarinho.

Após a inauguração da creche e os momentos cívicos o evento encerrou como grupo local Neto Conhá e Banda.

Veja mais fotos na página da Prefeitura no Facebook