quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Maranhense Raimundo Carreiro é eleito presidente do Tribunal de Contas da União


Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) elegeram, nesta quarta-feira (7), o ministro Raimundo Carreiro para presidir a Corte de Contas. Na mesma sessão, o ministro José Múcio Monteiro foi conduzido ao cargo de vice-presidente. Ambos foram eleitos por unanimidade.

O ministro Carreiro agradeceu a confiança de seus pares e adiantou que, durante sua gestão, pretende interagir e intensificar a atuação em conjunto com a rede dos órgãos de controle da administração pública. “Essa atuação vai possibilitar ações coordenadas com o objetivo de entregar à sociedade os resultados que ela espera do nosso Tribunal: excelência técnica nas fiscalizações e vigilância das leis que regem a administração pública”, ressaltou o ministro.

Ele também prometeu racionalizar os métodos de trabalho do Tribunal e pediu o apoio dos servidores da casa. “Nesses 10 anos de TCU, me deparei com pessoas admiráveis, com um quadro técnico amplamente qualificado, desses que temos orgulho de encontrar no serviço público”, elogiou Carreiro.

De acordo com o regimento interno do tribunal, o mandato de presidente é de um ano, podendo chegar a dois anos, caso haja recondução.

Sobre os ministros eleitos

Raimundo Carreiro - Natural de Benedito Leite (MA), Raimundo Carreiro migrou para Brasília em janeiro de 1968, com 19 anos. É formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (atual UniCeub). Tornou-se funcionário do Senado Federal em 1968, no setor de expedição. Em 1995, depois de desempenhar diversas funções na Casa Legislativa, assumiu o cargo de secretário-geral da Mesa, um dos mais importantes para servidores daquele órgão. Ficou neste posto até 2007, quando foi indicado, por unanimidade, para a vaga destinada ao Senado Federal no Tribunal de Contas da União (TCU), até então ocupada pelo ministro Iran Saraiva.

Acesse o currículo completo do ministro Raimundo Carreiro pelo link: goo.gl/4z9J2V

José Múcio Monteiro - Nascido em Recife (PE), o ministro José Múcio Monteiro é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Recife. Foi prefeito de Rio Formoso (PE), deputado federal por cinco mandatos e ministro de Estado da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República de 2007 a 2009.

Tornou-se ministro do TCU em 2009, indicado pela Presidência da República, na vaga antes ocupada pelo ministro emérito Marcos Vinícios Vilaça. José Múcio assume também a corregedoria do Tribunal de Contas da União.

Acesse o currículo completo do ministro José Múcio Monteiro pelo link: goo.gl/qVidp8

Fonte: Tribunal de Contas da União