quarta-feira, 3 de maio de 2017

Ex-aluno do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras tem trabalho publicado no site da NASA


O interesse pela Astronomia foi, segundo o estudante Phablo Araújo, uma das principais características adquiridas durante sua formação no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Hoje, o ex-aluno do curso técnico em Meio Ambiente do Campus São Raimundo das Mangabeiras é acadêmico de Física da Universidade Federal do Goiás (UFG), onde tem desenvolvido atividades que acabaram por render um trabalho publicado nos sites da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e da National Geographic.

Trata-se de duas imagens do planeta Júpiter obtidas por Phablo Araújo a partir do processamento de dados enviados pela missão espacial Juno, da NASA. A agência espacial disponibilizou fotografias feitas por uma sonda, que capta a mesma imagem três vezes – uma para cada canal de cores. Cada um dos filtros revela detalhes diferentes do planeta, daí a necessidade de unir os dados capturados em uma nova e única imagem com os melhores detalhes de cada foto.

“Os dados ficaram disponíveis para que astrônomos amadores pudessem baixar, processar e enviar de volta à missão”, explica Phablo. O ex-aluno do IFMA trabalha, atualmente, em um projeto de extensão da UFG intitulado “Redescobrindo a Astronomia”, que tem como objetivo contribuir com a divulgação e popularização da ciência. De acordo com o estudante, é por meio desse projeto que ele tem feito o processamento de imagens astronômicas há cerca de dois anos, mas só fez a primeira submissão à NASA em 2017.

Phablo conta que o seu interesse pela Astronomia surgiu no 3º ano do Ensino Médio no IFMA, quando foi motivado pelo professor de Física Eduardo Albuquerque. “Phablo sempre demonstrou interesse pela ciência. Inclusive, construiu o seu próprio telescópio quando ainda era aluno do curso técnico integrado em Meio Ambiente”, revela o professor.

“Estávamos estudando Ótica e tive a ideia de tentar construir uma luneta”, comenta Phablo. Ele destaca que o professor Eduardo apoiou a ideia, entregando alguns artigos e revistas sobre o assunto. “Quando consegui concluir o trabalho, fomos algumas vezes ao campus à noite para observar alguns alvos mais fáceis”, relembra o ex-aluno, que já inclui uma pós-graduação em Astronomia em seus planos para o futuro.

O professor do IFMA Campus Mangabeiras Rosimiro do Nascimento também relembra a passagem de Phablo pelo Instituto como um aluno extrovertido e que sabia o que queria: criar, inventar, inovar e pesquisar. “Nossa instituição foi importante na vida dele, uma vez que sempre deu espaço para que mostrasse suas invenções”, afirma o docente.

Veja, abaixo, uma das imagens de Júpiter processadas pelo estudante: