sexta-feira, 19 de setembro de 2014

AGED interdita matadouros em São Raimundo das Mangabeiras

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) interditou oito matadouros em São Raimundo das Mangabeiras. As interdições ocorreram nesta terça-feira, dia 16, e quarta-feira, dia 17, após recomendação do Ministério Público para que o órgão fiscalizasse os estabelecimentos. Todos os estabelecimentos foram multados. 

Na quarta-feira, 24, será realizada uma audiência pública com a participação de representantes do Ministério Público, Prefeitura Municipal e donos de matadouros para discussão de uma solução para o problema.

Por haver a possibilidade de desabastecimento na cidade, o Ministério Público autorizou o funcionamento de um dos matadouros até quarta-feira, dia da audiência pública.

A recomendação para as fiscalizações foi feita após a promotoria de justiça receber um abaixo-assinado de moradores de um dos bairros da cidade, que denunciavam problemas com um matadouro próximo. As inspeções foram conduzidas por uma equipe da regional da AGED, que tem sede em Balsas, composta por um veterinário e uma inspetora, além de outros membros do órgão e da Vigilância Sanitária Municipal.