sábado, 6 de setembro de 2014

São Raimundo das Mangabeiras precisa de associações de moradores

Por João Batista Passos

Com o avanço das redes sociais, mesmo nos municípios mais pobres, os problemas enfrentados pelas pessoas, principalmente no tocante a serviços públicos, se tornam mais evidentes. Cada cidadão é um meio de comunicação, capaz de influenciar toda a comunidade. Hoje, a comunicação não tem como principais atores um site, uma rádio, uma televisão, um jornal ou uma revista, o principal ator é o próprio cidadão, que, munido de um celular, pode denunciar os problemas que enfrenta.

A partir deste mês, o blog Memórias de Mangabeiras, passará a publicar opiniões minhas, editor deste veiculo. Tal atitude visa contribuir para ajudar a população a se organizar para buscar a solução das questões que serão apresentadas.

No campo democrático, as soluções sempre passarão pela capacidade de comunicação entre as partes envolvidas, bem como a organização dessas partes. Muitos dos problemas não são solucionados com mais rapidez justamente pela falta de organização, não mais pela falta de comunicação. Com isso, é que observo que faltam Associações de Moradores em São Raimundo das Mangabeiras.

Tais associações poderiam ajudar no planejamento e solução de problemas enfrentados nas comunidades, a exemplo dos problemas de abastecimento de água no Bairro Vila Ceci e no Povoado Vale Verde ou o problema fundiário no Povoado Morro do Chupé.

Muitas vezes, os cidadãos acham que, ao surgir um problema, devem ir à câmara, reclamar com os vereadores, que as coisas se resolvem. Os vereadores, bem que poderiam ser mais dinâmicos para ajudar a solucionar os problemas, mas, atualmente, nenhum vereador de São Raimundo das Mangabeiras se dedica exclusivamente à vereança, algo que acho que deveria ser cobrado pelos cidadãos e cidadãs... A meu ver, se um professor ou servidor público quer ser vereador e consegue se eleger, ele deveria deixar a sala de aula ou cargo durante o mandato, o mesmo serve para um empresário ou qualquer outra função que o edil exerça. Sei que isso ainda é uma discussão nova, um sonho, mas é o ideal. Sem a dedicação exclusiva à fiscalização das ações públicas, não tem como um vereador cumprir com todas as funções que o cargo requer... Em outros textos, pretendo aprofundar a questão.

Uma associação de moradores poderia ajudar na solução dos
problemas de abastecimento de água. Foto registrada no
Povoado Vale Verde, por Lucivane Gomes.
As associações de moradores possibilitam a discussão aprofundada dos problemas enfrentados na localidade, seja a questão do abastecimento de água, bem como a questão da saúde, educação, esporte, laser, cultura, segurança pública e todos os outros aspectos do interesse de todos. Portanto, pegando como exemplo o caso do povoado Vale Verde, a associação de moradores conseguiria dialogar de forma mais rápida com a prefeitura ou com a câmara para solucionar o problema.

É importante deixar claro que a discussão da criação dessas associações deve deixar de lado as divisões políticas partidárias, no entanto, sem medo de que os envolvidos tenham projeção política, algo que pode ser positivo, caso o envolvido tenha a maturidade política e conhecimentos adequados... O que se deve zelar é para que a atuação dos membros tenham por base princípios éticos, idôneos, para que esses membros não se envolvam em corrupção, não se deixando levar meramente por questões políticas eleitorais, mas sim, pela questão técnica administrativa. Por isso, debates de ideias, esclarecimentos sobre as políticas públicas são importantes e as associações podem fazer isso.

Para encerrar, as associações não precisam focar apenas em problemas, podem desenvolver projetos sociais, pois as associações de moradores brasileiras têm por objetivo “melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, defendo-os; organizando-os e desenvolvendo trabalho social junto aos idosos, jovens e crianças, distribuindo aos mesmos, gratuitamente, benefícios alcançados junto aos Órgãos Municipais, Estaduais, Federais e a Iniciativa Privada”, conforme publicado no site Portal Comunitário (link abaixo).

Outro fato importante, para o êxito de uma associação, é que ela deve ser proposta por moradores da comunidade. Não funciona se alguém de fora chegar ao local, com modelos de estatutos, tudo prontinho e criar a associação. Para funcionar de verdade, é preciso empenho, vontade e consciência da própria comunidade. Portanto, membros da comunidade é que devem pesquisar tudo sobre uma associação, devem estudar, convidar o maior número possível de pessoas para estudarem também. Não é algo que é feito de uma hora para outra, leva tempo, mas, se for bem feito, trará bons frutos. Por isso, este texto é para mostrar que certos problemas podem ser solucionados mais rápidos se a comunidade estiver organizada. As associações podem possibilitar também um avanço da mentalidade política do população.

Para mais informações sobre associações de moradores, acesse os links abaixo:

Portal Comunitário - http://www.portalcomunitario.jor.br/index.php/novidades/270-geral/bloco/515-a-importancia-das-associacoes-de-moradores-para-o-municipio

Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)- http://www.conam.org.br/

Como criar uma Associação de Moradores - http://wilsonferreiracampos.blogspot.com.br/2013/02/cartilha-das-associacoes-de-moradores.html