segunda-feira, 20 de março de 2017

IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras busca parceria para transporte de alunos de Balsas


A fim de atender aos alunos que se deslocam de uma cidade a outra para estudar, o Campus São Raimundo das Mangabeiras vem firmando parceria com a administração pública de Balsas, para a continuidade do serviço de transporte. No dia 9 de março (quinta-feira), o diretor-geral Jânio Fernandes da Silva tratou da questão em reunião com Márcio Rego, secretário de Educação do município vizinho.

O Campus Mangabeiras estima em cerca de 50 a quantidade de alunos que se deslocam diariamente de Balsas e permanecem em período integral na unidade escolar, de segunda a sexta-feira. Sem disponibilidade de orçamento financeiro para fornecer auxílio-transporte aos estudantes residentes no outro município, e a fim de evitar que sejam prejudicados durante as aulas, a direção-geral buscou parceria do poder público para subsidiar o transporte gratuito aos alunos. Segundo Jânio Fernandes, o processo de licitação para a escolha da empresa de transporte vem sendo realizado pela administração de Balsas.

Em ofício anteriormente encaminhado a Erik Augusto Costa e Silva, prefeito de Balsas, Jânio Fernandes informou que 219 alunos residentes no município se deslocaram para o Campus Mangabeiras no segundo semestre do ano de 2016, para os quais a política de assistência estudantil do Instituto disponibilizou auxílio-transporte no valor de R$ 60 mensais. O valor das passagens no trecho para os estudantes era de R$ 2,80. O documento faz ainda previsão de 275 e 360 alunos utilizando transporte em deslocamentos entre as duas cidades, no primeiro e no segundo semestre de 2017, respectivamente.

Jânio Fernandes disse que pretende estabelecer parcerias com outras prefeituras da região, com o propósito de facilitar o transporte de estudantes. De acordo com ele, a administração municipal mangabeirense concedeu gratuidade no transporte aos alunos residentes na cidade, em 2017.

Cursos

Além da prestação de serviços de transporte, a direção-geral do Campus Mangabeiras propôs parceria voltada para a realização de cursos de formação integral e continuada (FIC) no município de Balsas, ministrados por docentes do Instituto, na área de formação de professores e de qualificação profissional. “Temos professores com excelente capacidade e bom nível de titulação”, ressaltou Jânio Fernandes, que considerou os efeitos positivos da proposta sobre a melhoria dos índices educacionais e exames de avaliação. Ele destacou que a parceria poderá envolver ainda iniciativas para a própria comunidade, em áreas de assentamentos e agricultores familiares, com o fim de fortalecer esses segmentos através da geração de renda, além do aspecto favorável de utilizar parte da produção da agricultura familiar na merenda escolar. Para o diretor, as parcerias com a gestão pública são importantes para resolver problemas de restrição orçamentária.