terça-feira, 28 de março de 2017

Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras realiza seminário do PNAIC


Foi realizado no sábado, 25 de março, o seminário final do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) 2016-2017. O evento foi realizado no auditório Padre Fábio Bertagnolli, na Escola Dom João Bosco, e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, da equipe do PNAIC, de professores, coordenadores, diretores escolares, pais e alunos. O ciclo que se encerra estava sob a coordenação local da Professora Aparecida Martins, tendo como orientadoras de estudos as professoras: Maria Soeli Rocha e Joseane Cursino.
A mesa solene do evento foi composta por: Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação (SEMED); Professora Aldacy Resplandes, coordenadora de área da SEMED; Professora Aparecida Martins, Coordenadora Local do PNAIC; Professoras Soeli Rocha e Joseane Cursino, orientadoras de estudo do PNAIC; Professora Nilmara Martins, Diretora da Escola Dom João Bosco, representando os gestores escolares; Professora Valmizólia Auzier, representando os coordenadores pedagógicos; e Professora Marciane Batista, representando os professores alfabetizadores.

Além dos discursos e avaliações das atividades desenvolvidas, diversas apresentações marcaram o evento, como coreografias, músicas e poesias, feitas por alunos e professores. As escolas também montaram estandes com os matérias didáticos utilizados no decorrer do pacto.

A Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, agradeceu toda a equipe do PNAIC, ao ex-prefeito Francismar Carvalho, que fez a adesão ao ciclo que se encerra, e disse que o município continuará com o pacto. “Iniciaremos um novo pacto e o prefeito Rodrigo Coêlho e a secretária Teresinha estarão à frente, incentivando e apoiando”. Teresinha ressaltou a importância do PNAIC dizendo que “alfabetizar é preciso, alfabetizar é possível”, uma vez que os relatos feitos pela equipe mostraram que os resultados foram satisfatórios.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: 1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 3. Avaliações sistemáticas; 4. Gestão, mobilização e controle social.

A gestão municipal tem compromisso com a melhoria dos índices educacionais, por isso incentiva e apoia atividades que visem fazer com que os estudantes da rede municipal tenham acesso a um ensino de qualidade, dentro das parâmetros legais em vigência.