terça-feira, 4 de julho de 2017

Prefeitura de Mangabeiras trabalha para fortalecer Feiras da Agricultura Familiar


A Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (SEAF), trabalha para fortalecer as Feiras da Agricultura Familiar no Município. No sábado, 20 de maio, foi realizada a 1ª Feira da Agricultura Familiar na gestão Governo do Povo, no dia 10 de junho foi realizada a 2ª. A Secretaria trabalha para que as feiras sejam realizadas uma vez por mês, no segundo sábado de cada mês, como neste mês de julho, com a realização da Feira neste sábado, dia 08.

As Feiras são fruto da articulação entre a SEAF, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras (STTR), a Cooperativa Agroecológica pela Vida do Cerrado Sul Maranhense (COOPEVIDA) e a Regional de Balsas da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP).

O Secretário de Agricultura Familiar, Isaias Lima, avalia como positiva a iniciativa e espera um fortalecimento cada vez maior das feiras. “A intenção nossa é construir uma feira cada vez mais forte, com participação de um número maior de agricultores e também fazer uma mobilização para que a sociedade passe a visitar cada vez mais a nossa Feira”, ressalta.

Para atrair cada vez mais pessoas para a Feira, a Secretaria realiza um trabalho quanto à questão da formação dos preços praticados, para que sejam preços atrativos aos consumidores e que garantam a rentabilidade necessária aos produtores.

Dentre as ações da gestão para fomentar a Feira, está o apoio logístico, com a viabilização do transporte dos produtores, da zona rural à sede do Município. O apoio da gestão tem possibilitado a participação de agricultores de todas as regiões do Município, bem como a disponibilização de uma grande variedade de produtos. Na última Feira realizada, no dia 10 de junho, o levantamento da SEAF constatou que agricultores de sete regiões participaram da Feira: Assaré, Descanso, Bacuri, Cabeceiras, Taboca, Piaçaba e Nova Descoberta. O levantamento apontou ainda que foram ofertados cerca de 70 tipos de produtos, com preços que variaram de R$ 1,00 (um real), como o cafezinho e o kg do maxixe, à R$ 50,00 (cinquenta reais), preço do litro de azeite de mamona.

Com o fortalecimento da Feira da Agricultura Familiar, o Governo Municipal espera um incremento na renda dos agricultores familiares, bem como o aumento da produção agrícola, através do incentivo à produção e comercialização e pela busca de meios de proporcionar assistência técnica aos produtores.