terça-feira, 25 de julho de 2017

Em Mangabeiras, Cadastro Único e Bolsa Família passam a funcionar no CRAS


Nessa segunda-feira, 24 de julho, os setores do Cadastro Único (CadÚnico) e do Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social de São Raimundo das Mangabeiras passaram a funcionar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Paissandu. Os atendimentos ocorrerem de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

A equipe do Cadastro Único e do Bolsa Família é composta por seis pessoas, três digitadores do Cadastro Único e três entrevistadores do Bolsa Família.

Cadastro Único

O CadÚnico – ou Cadastro Único para Programas Sociais – é um sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda agrupadas em um só lugar. São famílias de baixa renda aquelas que possuem meio salário mínimo mensal por pessoa integrante da mesma ou aquelas em que a renda total mensal é de até três salários mínimos. São essas as famílias que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza e precisam do auxílio do governo para conseguirem suprir algumas necessidades, preferencialmente, as básicas. Através do CadÚnico, essas famílias então, tem a possibilidade de ingressarem em programas sociais promovidos pelo Governo Federal.

Bolsa Família

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

A gestão municipal trabalha para garantir o melhor atendimento aos beneficiários das políticas públicas de Assistência Social. Nesse sentido, novos programas e ações estão sendo implantados no município, além da manutenção dos existentes.