segunda-feira, 3 de julho de 2017

São João do Povo marca início de mudança na cultura de festas juninas em Mangabeiras


Realizado entre os dias 21 de junho e 1º de julho, o São João do Povo marcou o início de uma mudança na forma de organizar as festas juninas em São Raimundo das Mangabeiras. O evento integrou escolas, comunidades e o governo municipal em prol do resgate da cultura das festividades juninas, dando oportunidade às diversas manifestações da época. Danças, shows, comidas típicas, muitas cores e alegria, aliadas a uma equipe empenhada, fizeram da festa um momento impar para cidade.

O prefeito Rodrigo Coêlho avaliou que o evento transcorreu como planejado “e melhor do que esperávamos”. Em seu perfil do Facebook, o prefeito agradeceu a todos os que se empenharam na organização, bem como a todos que prestigiaram as noites festivas. “Estou imensamente feliz em sentir que nosso povo aprovou nosso São João. Feliz em ter oferecido apresentações culturais e grandes shows que enriqueceram nosso arraial”, comentou.

O São João do Povo foi dividido em três etapas, entre o Corredor Junino e Programações nos bairros, em cada escola: abertura com danças juninas e shows, no dia 21; eventos nas escolas e bairros, entre os dias 22 e 29; e encerramento com apresentações escolares e shows, nos dias 30 e 1º. O evento contou com Shows de Neto do Conhá, Toca do Vale, Comitiva do Forró, Ferroado & Piu Cantor, Ruan Victor e Rafael, Claudio Ney & Juliana e Rony Santos.


O empenho de cada escola, que envolveu direção, professores, alunos e pais, proporcionou o desenvolvimento de muitas coreografias, incluindo as tradicionais quadrilhas, motivando os alunos a conhecerem cada vez mais a cultura junina, bem como a contribuírem para a sua preservação. Durante a programação, o Município recebeu duas quadrilhas da região, a “Junina Koroné”, de Balsas, que se apresentou no corredor junino, e a “Junina Encanto Nordestino”, de Loreto, que se apresentou no Arraial do Bairro São Francisco.

O São João do Povo foi realizado através de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras e Governo do Estado do Maranhão. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo, na pessoa do Secretário Jessé Resplandes, e Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Secretária Professora Teresinha Brito, tendo contado com o apoio de outras secretarias, como Saúde e Infraestrutura e Transporte.

Além da programação do São João do Povo, a programação junina da Prefeitura envolveu todas as escolas municipais e diversos outros órgãos, como a Secretaria de Educação, o CRAS e o CREAS, que realizaram eventos com seu público alvo e/ou equipes de trabalho ao longo do mês de junho.

Para a Prefeitura, eventos festivos, como o São João do Povo, incentivam a preservação cultural e ajudam a atrair visitantes para a cidade, movimentando toda a economia local. Hotéis, restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas e calçados e profissionais autônomos, como costureiras e vendedores ambulantes, são alguns dos segmentos beneficiados diretamente com os eventos festivos.

"O São João do Povo garantiu mais dinamismo à economia, incentivo à educação, à cultura, ao turismo e ao lazer, tendo sido marcado pelos ritmos, cores, cheiros e sabores da cultura nordestina", avalia a gestão.


Com Informações da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

Veja algumas imagens do São João do Povo 2017. Crédito fotos: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras.
Publicado por Memórias de Mangabeiras em Segunda, 3 de julho de 2017