segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Formadas primeiras turmas de cursos técnicos do IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras

Foi realizada na sexta-feira, 07, a formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Informática do Campus do IFMA em São Raimundo das Mangabeiras, com um total de 123 estudantes formados. Compôs a mesa da solenidade, o Reitor do IFMA, Roberto Brandão Ferreira; o diretor do Campus, Professor Carlos Antônio Barbosa Firmino; o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa; o Ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, que foi o paraninfo da turma; o Prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Francismar Carvalho; e o professor Eduardo Henrique Albuquerque, padrinho das turmas.

A solenidade contou com a presença dos pais e familiares dos estudantes, servidores do campus, diretores de outros campi do instituto, autoridades políticas e religiosas da cidade e da região, dentre eles o prefeito de Sambaíba, Dr. Santana; o diretor do Campus de Grajaú, Professor Alberto; o vereador Júlio Cesar Alves Costa, presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras; além dos diretores do Campus: Professor Jânio Fernandes e Silva, diretor de desenvolvimento educacional; Raiany Lopes de Santos Silva, diretora de planejamento e gestão; Professor Márcio da Silva Vilela, diretor de pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.


As estudantes: Fabiana Ferreira de Sousa (Agropecuária), Daniela Paz Lima (Meio Ambiente) e Girlane Moreira Mendes fizeram o juramento solene. O ato do grau foi com os estudantes: Darley de Sousa Pereira (Agropecuária), Raianara Andrade dos Santos (Meio Ambiente) e Bruna Leticia Arrais Vieira (Informática). Erllen Passos Guimarães foi a oradora das turmas.

“Tenho a responsabilidade de traduzir em palavras os três anos que juntos convivemos e o sentimento que nos permeia esta noite... Gostaria de agradecer àqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que chegássemos até aqui. Primeiramente agradecer a Deus, sem ele nada é possível e graças a Ele somos capazes de explorar o nosso potencial”, iniciou Erllen o seu discurso, continuando, ela agradeceu aos funcionários do IFMA, aos professores, ao padrinho da formatura, ao professor Eduardo Henrique, todos os presentes, e especialmente aos pais.

O diretor do Campus, o professor Carlos Antônio Barbosa Firmino, agradeceu ao Ministro Raimundo Carreiro, “que pelo amor à sua terra natal e ao seu povo esta escola é uma realidade”. Para ele, foi um “reconhecimento justo” a escolha, pelos alunos, para que o Ministro fosse o paraninfo das turmas.

“Ressaltamos ainda a nossa gratidão pelo seu trabalho desinteressado em favor das pessoas, muitas desconhecidas, e incansável pelo desenvolvimento do município e do Campus”, disse Firmino, que, dentre outros, fez agradecimentos também ao Reitor do IFMA, Roberto Brandão Ferreira, pela “confiança no nosso trabalho e pelo apoio constante na estruturação do Campus”.

“Sabemos que o diploma, o cruzar a linha de chegada, gera momentos de euforia, de satisfação inominável, mas acreditamos que este é apenas o começo de uma longa caminhada a ser percorrida, pois as atividades profissionais, o curso superior, as especializações, os grupos de estudos, certamente vos proporcionarão encontros, desencontros e reencontros no âmbito acadêmico, profissional e pessoal”, disse Firmino aos estudantes durante o seu discurso.

Firmino destacou também que aproximadamente 30% dos estudantes formandos conseguiram vagas em cursos superiores por meio do Enem (Exame Nacional do ensino Médio).

O Ministro do Tribunal de Contas, Raimundo Carreiro, Paraninfo da turma, disse se sentir honrado em ter sido escolhido, “por ato de expressa gentileza, dos alunos que compõem a primeira turma egressa desse campus de São Raimundo das Mangabeiras, para desempenhar as atribuições de ser o paraninfo em uma ocasião tão festiva”.

“Após algumas décadas de vida profissional, consagradas ao serviço público, a maior parte delas dedicada ao Senado Federal e, mais recentemente, compondo o corpo de magistrados do Tribunal de Contas da União, ainda considero a educação, bem como a renovação de ideias, que somente o estudo traz, como o maior fundamento do desenvolvimento nacional. Portanto, aqui nesta solenidade, justamente em contato com essa juventude que chega cheia de vigor e de energia e que, aos poucos começam a ocupar os espaços que são deixados vagos pelas gerações mais experimentadas, somente posso ver renovada, uma vez mais, essa minha cresça, e confessar, todo o otimismo que sinto, ao projetar, desta tribuna, na figura de todas as formandas e formandos, o futuro do nosso país. Bem vindos, portanto, ao Brasil de amanhã e de hoje, neste momento vocês começam a construir um novo país”, disse Carreiro aos estudantes durante o seu discurso.

O prefeito Francismar Carvalho agradeceu ao ministro Raimundo Carreiro pelo empenho em apoiar para que o IFMA fosse implantado em São Raimundo das Mangabeiras. O prefeito disse que Raimundo Carreiro teve uma atitude de generosidade “em não medir esforços para trazer este instituto para São Raimundo das Mangabeiras”. O prefeito parabenizou todos os estudantes pela conquista.

“Parabenizo a cada um de vocês, desejo que cada um consiga os seus objetivos. Mas, tenho certeza que vocês sabem que as dificuldades poderão vir por ai e que vocês as enfrentarão de frente. Sucesso, boa sorte e saibam que isso é só o principio de uma grande caminhada”, disse Francismar Carvalho.

O Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa, parabenizou os estudantes e os professores.

“Parabeniza-los por esse sucesso alcançado neste momento, mas, parabenizar especialmente meus colegas e minhas colegas professoras e professores, que nos deram a satisfação de está formando vocês neste momento. Parabéns, sucesso, continuem estudando. Vamos trabalhar, vamos lutar por dias melhores para São Raimundo das Mangabeiras e para o Maranhão”, disse José Ferreira Costa em seu discurso.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão Ferreira, encerrou a solenidade. Ele parabenizou os formandos e falou das obras que serão licitadas este ano, como o ginásio, a piscina, a conclusão do projeto de piscicultura, dentre outras.

“Eu quero desejar que vocês possam ser bastante felizes, produtivos. Parabeniza-los, me desculpar com vocês das nossas ausências... Que nós possamos nos espelhar no que vocês deixaram para nós, a contribuição que vocês deixaram, o legado que vocês deixaram para o campus, para o Instituto Federal do Maranhão e que a gente possa aperfeiçoar, melhorar, dotar de belos laboratórios, que eu sei que vocês passaram por dificuldades... Dotar de melhores e maiores condições, que nós estamos nesse ano de 2014 passando pelo processo de licitação do nosso ginásio, da nossa piscina, dos nossos novos laboratórios, das UEPS, da piscicultura, da ponte que vai interligar as duas fazendas”, disse Roberto Brandão em seu discurso.

As turmas que se formaram iniciaram as aulas em março de 2011. A aula inaugural foi realizada no dia 15 de março daquele ano. Veja AQUI.

Professor Firmino

Raimundo Carreiro
Francismar Carvalho

José Ferreira Costa

Roberto Brandão
 Veja álbum de Fotos.


Curta e compartilhe as fotos do Facebook.