sábado, 22 de fevereiro de 2014

Guerra ao tráfico: Policia cumpre mandado de busca e apreensão e prende mais duas pessoas na manhã deste sábado

Na manhã deste sábado, 22, a Polícia Militar em São Raimundo das Mangabeiras cumpriu mais um mandado de busca e apreensão. Desta vez, na Rua José de Alencar, Bairro São José, onde um casal foi preso, Francisco Tiago da Silva e Tainara Arrais da Silva. Em busca na residência do casal, foram encontradas: 10 pedras de crack, R$ 57,00 (cinquenta e sete reais), um tablete, um aparelho de ventilação portátil, além de diversos outros objetos.

Após a operação, já na delegacia de policia civil, Taisa Lorrana Arrais, irmã de Tainara, foi presa por calunia, segundo informações da polícia civil. Ela teria desacatado os policiais os acusando de terem forjado o flagrante.

Desde a manhã desta sexta-feira, 21, a polícia vem cumprindo mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça. Nesta sexta feira, um casal foi preso com 17 pedras de crack, e outros objetos, no bairro Vila Cardoso. Outras operações serão realizadas nos próximos dias com o intuito de coibir a venda de drogas, principalmente o crack.

Diversos objetos foram encontrados na casa dos acusados.
Cabo Antônio Alves e Tenente Furtado participaram da operação, juntamente como o Cabo Pereira e Soldado Cavalcante.
Agente da Polícia Civil sofre ameaças de traficantes

O escrivão Talvane foi ameaçado.
O cerco ao tráfico tem causado reações por parte dos traficantes. O escrivão da Policia Civil, Talvane Arruda Costa, relatou que vem sendo ameaçado por traficantes. Segundo ele, na manhã deste sábado, um dos acusados, Francisco Tiago da Silva, o ameaçou ao dizer que “vai, mas volta”. A acusação foi feita na presença dos policiais militares.

“O mesmo, na minha chegada à delegacia, se dirigiu a mim, na presença da guarnição, composta pelo tenente furtado e demais policiais, e mencionou a seguinte palavra: é, Talvane, tu ta de parabéns, tu conseguiu o que tu queria. Me botaram na cadeia, mas só que eu vou mas volto e depois a gente acerta as contas”, relatou Talvane.

Talvane se mostrou preocupado com as ameaças, mas que, pelo trabalho que desenvolve, já sabe que as ameaças podem acontecer.

“A gente teme... a gente é ser humano e sabe que quem mexe com tráfico é uma coisa muito perigosa. Mas, como nós estamos mesmo empenhado, junto com a policia militar, nessa guerra com o trafico, já estamos preparado para isso também, para essas ameaças”, disse Talvane.

Talvane disse que as policias Civil e Militar vão seguir unidas para prender os traficantes. Ultimamente, segundo ele, foram mais de 12 prisões em flagrante por tráfico.

“Nós vamos trabalhar unido, nós vamos vencer mais essa batalha também, que é o trafico. Não estamos temendo nenhum traficante”.

Comentário do editor

Não registrei imagens dos presos, pois o acusado (Francisco Tiago) se mostrou exaltado no momento em que se confrontou com a possibilidade de ser fotografado. Como não existem garantias de segurança no estado atual de crise da segurança pública maranhense, onde até os agentes da própria policia acabam sendo ameaçados, resolvi não registrar as imagens dos presos. Entendo que, dentre os envolvidos com o trafico de drogas, muitos não têm nada a perder ao decidirem concretizar alguma ameaça.

Ressalto também que o blog não é uma empresa e que não obtêm lucro financeiro, sendo que o editor faz a edição do mesmo nos intervalos do seu trabalho regular. O programa de rádio Memórias de Mangabeiras é feito de forma voluntária na Rádio FM Rio Neves. Os patrocínios que o blog recebe são para a manutenção das atividades de busca por informações e para divulgação do mesmo. Acredito que a principal importância do blog é manter um arquivo de informações sobre os acontecimentos da cidade, mas que, para isso, acho desnecessário correr riscos.

O blog continuará informado, mas o editor tentará manter certa distância dos envolvidos com os crimes. Vamos trabalhar para que a própria polícia faça esses registros e nos ceda as imagens.