sábado, 22 de fevereiro de 2014

CREAS realiza reunião sobre atuação da Policia Militar e Conselho Tutelar durante o carnaval de São Raimundo das Mangabeiras

Clique nas fotos para ampliar.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou nesta sexta-feira, 21, uma reunião para apresentar à comunidade de São Raimundo das Mangabeiras a forma como a Polícia Militar, O Conselho Tutelar, Ministério Público e outros órgãos estarão atuando durante o carnaval na cidade. A reunião, realizada no auditório do prédio Monsenhor Barros, faz parte da campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através do CREAS, que visa conscientizar a população para que “diga não à venda de bebidas alcoólicas e à violência sexual contra Crianças e adolescentes”. A reunião foi conduzida pela coordenadora do CREAS, Carmen Lúcia.

O convite para o encontro foi feito a pais, donos de bares e presidentes de blocos carnavalescos. Poucos pais participaram da reunião, alguns donos de bares e a maioria dos presidentes de blocos.

O Tenente Furtado, comandante da 3ª Companhia de Policia do 4º BPM, localizada em São Raimundo das Mangabeiras, explicou que a Policia Militar irá cumprir o que estará expresso nas licenças expedidas pelos órgãos responsáveis pelo licenciamento dos eventos carnavalescos, Prefeitura Municipal, Delegacia de Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os horários serão expressamente seguidos. Durante o carnaval, a polícia contará com um trailer no corredor da folia com policiais 24 horas.

O tenente destacou também que a cidade vai receber mais 9 policiais, sendo uma mulher. Os policiais fazem parte da turma de 78 PMs formandos recentemente no 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), sediado em Balsas. Ao todo, a 3ª Companhia está recebendo 18 policiais, os demais irão atuar em São Felix de Balsas (4), Sambaiba (4) e Loreto (1).

O tenente falou também sobre a prisão de traficantes, realizadas na manhã desta sexta-feira. Ele disse que a ação significa o "começo de um carnaval tranquilo em Mangabeiras".

A fiscalização da venda de bebidas alcóolicas a menores, bem como o consumo pelos mesmos, será feita de forma constante, tanto pela Polícia como pelo Conselho Tutelar.
O conselheiro Tutelar, Sergiano de Sousa Leite, informou aos presentes que o Conselho Tutelar estará de plantão durante todo o carnaval, com dois conselheiros todas as noites. O conselho estará situado próximo ao trailer da Polícia Militar.

Durante a reunião foi entregue aos presentes um oficio circular, emitido pelo promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão, reforçando que é proibido vender e/ou fornecer bebida alcóolica, cigarros e outros tipos de drogas (lícitas ou ilícitas) que causem dependência a menores de 18 anos. A comercialização/entrega de bebidas e drogas a menores é ilícito penal, cuja pena poder ir de 02 meses a 4 anos de prisão.

São parceiros da campanha: Conselho Tutelar, CMDCA, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), FM Rio Neves, Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara Municipal e Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência).

Carmen Lúcia, Coordenadora do CREAS, conduziu a reunião.
Sargento Amorim auxiliou o Tenente Furtado em sua explanação sobre a atuação da Polícia Militar durante o carnaval.