domingo, 6 de setembro de 2015

Acadêmicos de Biologia do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras participam de simpósio em Imperatriz


Cerca de 20 acadêmicos de duas turmas de Licenciatura em Ciências Biologias do IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras participaram do “III Simpósio de Biologia e III Encontro de Biólogos da Região Tocantina”, realizado entre os dias 02 e 04 de setembro, na UEMA Campus de Imperatriz. Durante o evento, aconteceram minicursos, palestras e troca de experiências entre os acadêmicos.

Os Professores Sergio Santos e Richardson Soares acompanharam os universitários ao evento, que participaram de dois minicursos, “Introdução à Microscopia” e “Técnicas de Coleta e Herborização de Material Botânico”, além das palestras: “A sustentabilidade ambiental e seus benefícios para as unidades de conservação do Brasil”, proferida pelo Prof. Dr. José Roberto Pereira de Sousa – UEMA; “Implantação da Coleta Seletiva em Imperatriz”, proferida pela Bióloga Ivanice Cândido, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Imperatriz (COMMAM-IMP); “Mudanças Climáticas e Produção de Alimentos”, proferida pelo Prof. Dr. Fábio Afonso Mazzei Moura de Assis Ferreira – UEMA; “Biodiesel: um projeto de sustentabilidade econômica e socioambiental”, proferida pelo Prof. Dr. Leonardo Hunaldo dos Santos, Diretor o Curso de Ciências Naturais/Biologia da UFMA; “Sustentabilidade: Desafio ou Utopia?, proferida pelo Prof. MSc. Luiz Jorge B. Dias – UEMA; e “Formação do profissional Biólogo na Universidade”, proferida pela Professora Drª Andréa de Araújo, Pró Reitora de Educação da UEMA/São Luís.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras iniciou em 2012. Neste ano, em que será formada a primeira turma, o curso foi reconhecido pelo MEC com nota 3. Os acadêmicos que participaram do simpósio em Imperatriz são de uma turma regular (6º Período) e de uma turma do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores - (5º período).

O III Simpósio de Biologia e III Encontro de Biólogos da Região Tocantina foi organizado por acadêmicos de Biologia da UEMA. A comissão organizadora era formada por: Aline Dias Horas, Célio Pereira Conceição da Silva, Dalvanessa Ferreira da Silva, Érica Oliveira Silva dos Santos, Guilherme da Silva Sousa, Jackson da Costa Barros, Jéssica Silva de Sousa, Juan Vitor de Lima Sousa, Lourival Brito do Nascimento Oliveira, Maria da Conceição Fonseca Barros, Maria Karoline Santos Silva, Paulo Vitor Nascimento Andrade, Pedro Tiago Pereira Leite, Ray Sousa Alves Miranda, Tályta Carine da Silva Saraiva. Proponentes do Simpósio: Prof. Drª Sheila Elke Araújo Nunes, Prof. Dr. José Roberto Pereira de Sousa, Prof. Dr. José Fabio França Orlanda, Prof. Dr. Paulo Aragão Catunda e Prof. Drª Elizabeth Nunes Fernandes.

Acadêmicos participam de aula de campo do Minicurso “Técnicas de Coleta e Herborização de Material Botânico”.