segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Churrasco marca chegada da rede de energia à região do Itapecuru em São Raimundo das Mangabeiras


Moradores e proprietários de terras da região do Rio Itapecuru, em São Raimundo das Mangabeiras, comemoraram neste sábado, 26 de setembro, a chegada da rede elétrica à diversas localidades. Um churrasco foi realizado pelo casal Adair Gaúcho e Regina, que possuem uma propriedade na região, reunindo moradores de fazendas e povoados da redondeza, contando ainda com a presença de autoridades políticas locais, como o prefeito Francismar Carvalho, o Superintendente regional Felix Resplandes, vereadores, incluindo o presidente da Câmara Irmão Leonardo, secretários municipais e empresários, como o senhor Oswaldo Massao da Fazenda Santa Luzia.

O senhor Nelson, de 75 anos, que reside na região desde 1956, agradeceu ao esforço do prefeito Francismar Carvalho pelo empenho em buscar energia e outras políticas públicas que estão beneficiando a região. “Sei todos os prefeitos que governaram a Mangabeira e nenhum fez o que o Francismar fez”.

O prefeito Francismar Carvalho falou dos esforços desempenhados para a implantação de políticas públicas em todas as regiões do município. “Graças a Deus, hoje, não somos referência apenas na região do Itapecuru, mas nos quatro cantos do município de São Raimundo das Mangabeiras. Fazendo referência do Buritizinho ao Itapecuru, do Butiquim ao Mato da Velha, todas as famílias mangabeirenses, independentemente de quem quer que seja, foram agraciadas pelo nosso governo”. O prefeito destacou ainda que também conseguiu energia elétrica, através do programa Luz para Todos, para outras regiões do município, como a Pataca, Barra da Taboa, Bom Tempo e Bom Cantinho, e que buscará para outras regiões. “Nós temos o prazer de dizer que temos a possibilidade de encerrar o nosso governo como um dos governos socialmente mais justos do estado do Maranhão”. 

O superintendente de articulação regional de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Resplandes, disse que o governo do estado está à disposição de todos os municípios maranhenses e que participava do evento para ouvir os anseios do povo. “Eu venho aqui hoje, mais do que falar, eu vim aqui para ouvir, para que no meu relatório, que devo apresentar à governadoria do estado, possa estar presente os anseios e as necessidades deste povo desta região”. O superintendente disse também que se empenhará em ajudar a fazer com que a energia também chegue aos moradores que residem do “outro lado do rio”, dentro do parque estadual, no município de Mirador.
O presidente da Câmara, Irmão Leonardo, destacou que estava participando do evento para testemunhar o “esforço e a vontade do prefeito Francismar Carvalho” e de toda a sua equipe, bem como dos vereadores, para que a energia chegasse à região do Itapecuru. “O prefeito não mediu esforços, foi várias vezes a São Luis, foi várias vezes e a Brasília, e, graças a Deus, hoje a gente pode contemplar esse beneficio”.

Também fizeram uso da palavra durante o evento: Os vereadores Cobra, Emerson Cardoso e Jessé Resplandes, a vereadora Alessandra Alvarenga, o secretário de infraestrutura Nemias Moura e o vice-prefeito Charlis Maia. Além de outros pontos, todos destacaram a importância da energia elétrica para o desenvolvimento do município.

A região do Itapecuru, em São Raimundo das Mangabeiras, faz divisa com o município de Mirador, e é onde nasce o Rio Itapecuru, um dos principais rios do Maranhão. No município de Mirador, a região compreende o Parque Estadual do Mirador, que foi criado pela lei n° 7.641, de 4 de junho de 1980. O parque engloba em torno de 60% do município de Mirador. Muitas famílias já residiam na área quando o parque foi criado, o que faz com que muitos moradores se sintam injustiçados. Muitos dos quais se articulam na busca de dialogar com o estado para que aja um consenso quanto a poderem continuar morando no parque e ajudar na sua conservação. Desde os anos 1980, muitas famílias já tiveram que abandonar suas casas por conta da repressão do estado. Em 2014, moradores da região entregaram ao então candidato Flávio Dino uma série de reivindicações quanto à questão do parque.
 

Veja mais fotos em nossa página no Facebook.


Moradores e proprietários de terras da região do Rio Itapecuru, em São Raimundo das Mangabeiras, comemoraram neste sá...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Segunda, 28 de setembro de 2015