sexta-feira, 11 de setembro de 2015

IFMA de São Raimundo das Mangabeiras Inaugura Restaurante

Na quinta-feira, 03, em clima de muita alegria, por parte de servidores e alunos, foi inaugurado o restaurante do Campus do Instituto Federal do Maranhão de São Raimundo das Mangabeiras. A demanda era uma cobrança constante da comunidade escolar do Campus Mangabeiras, sobretudo de alunos que precisam ficar o dia inteiro no campus para atividade de contra turno. Um dos casos que chamam atenção são os alunos do município de Balsas, há 90 km de Mangabeiras, que permanecem o dia inteiro no campus, pois o ônibus que os traz faz apenas um percurso pela manhã e outro no final da tarde de volta a cidade de Balsas. Por essa razão, os alunos precisam muito mais do restaurante que outros que moram em Mangabeiras. Para a aluna Emanuelle, 1º ano de Informática, o refeitório está sendo fundamental, pois evita que ela consuma comida fria: “estou contente com o refeitório, pois antes consumia comida fria e agora posso comer uma comida de qualidade”, diz a aluna que vem diariamente de Balsas para o campus.

O refeitório ainda não está funcionando com toda a estrutura necessária, mas segundo o diretor de Ensino, professor Jânio Fernandes, em 2016 o restaurante estará funcionando com cem por cento da sua estrutura. O mesmo nos informou ainda que nesta quinta, 09, estiveram no campus um engenheiro civil da reitoria do IFMA que além de fazer o projeto de urbanização, paisagismo e da ponte que liga as duas fazendas do campus, elaboraram o projeto da estrutura básica do refeitório. No momento, o mesmo dispõe de mesas com cadeiras acopladas e dispõe ainda de comida com cardápio variado e uma nutricionista. Para a professora Teresinha o refeitório é uma conquista para o campus: “Estou almoçando e jantando, uma refeição boa e barata, é uma conquista muito grande, está aprovado por mim”, disse a professora. O preço da refeição para alunos é R$ 1,50 e para servidor é R$ 6,00.

Conversamos com o Professor de Geografia Reginaldo Garcez sobre a importância da inauguração do restaurante e ele nos afirmou o seguinte: “O refeitório representa qualidadeem todos os sentidos, tanto no que diz respeito a socialização dos alunos, quanto na qualidade da comida oferecida; um avanço significativo de um trabalho que com o tempo irá se consolidar. O Campus por ser novo ainda tem muito a oferecer para nossa comunidade escolar e para a sociedade, essa nova dinâmica no Instituto demonstra estamos no caminho certo”. Portanto, se trata de mais uma conquista do Campus São Raimundo das Mangabeiras ao longo dos seus quatro anos de existência.