quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Realizada reunião sobre a organização da bacia leiteira em São Raimundo das Mangabeiras

Fonte: Site da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

O SEBRAE, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizou nesta quarta feira, 18, uma reunião para debater a organização da Bacia Leiteira de São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba. Ao fim desta primeira reunião, ficou marcado um novo encontro para o dia 17 de outubro, onde haverá um seminário sobre a produção de leite, mostrando aos produtores técnicas adequadas de manejo do rebanho, visando reduzir os custos, garantindo assim uma lucratividade maior. A secretaria de agricultura vai procurar os produtores do município para incentiva-los a participar do seminário, que será realizado em Sambaíba.

Por meio do projeto “Agronegócio do Cerrado Sul”, o SEBRAE pretende dar consultoria aos produtores dos dois municípios, visando adequar a produção de leite, visando encaminhar o produto para processamento adequado na Cooperativa Agroleiteira de Balsas – Comalba.

Sandra Barcelos, analista de projetos do SEBRAE/Balsas, explica que o objetivo é “apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite nos dois municípios”.

“Se fosse separar cada um deles, não seria muito viável a produção de leite para o escoamento. Juntando os dois, pode ser que a gente venha a ter uma produção suficiente, que viabilize a entrega, a industrialização, a comercialização. Quem estiver interessado, a gente vai apoiar, orientar, para que seja fornecido de um produto de qualidade para indústria”, destaca Sandra.

Aldecy Pereira, secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras, avaliou positivamente a reunião e disse que a prefeitura vai incentivar os produtores que quiserem se profissionalizar na produção de leite.

“Eu acho que vai dá um respaldo maior para a gente organizar essa cadeia produtiva aqui no município. Nós vamos fazer o máximo possível para incentivar e fazer com que os produtores de leite de Mangabeiras se organizem”, disse Aldecy.

Shielbert Santos, consultor do SEBRAE, diz que a região de São Raimundo das Mangabeiras tem potência para o desenvolvimento da atividade. Durante sua explanação ele disse ser possível ter em torno de 20 vacas leiteiras em 2 hectares irrigados, algo que dever.

“O potencial enorme, muitos agricultores familiares, muita área cultivável, com energia, com água, com estrada… Só falta focar a indústria. Arranjar uma forma para que essa atividade comece a se desenvolver e chegue na indústria”, destacou Shielbert, acrescentando que a atividade do leite é a “melhor atividade que se pode encontrar dentro da agricultura familiar”.

A próxima reunião, no dia 17 de outubro, será realizada na câmara municipal de Sambaíba com início às 9 horas da manhã.

TAC da Produção de Leite
O TAC da produção de leite foi assinado dia 6 de agosto, em São Luís, e estabelece ações e prazos para adequação da indústria de laticínios da Cooperativa Agroleiteira de Balsas (Comalba) junto à legislação vigente para a atividade de produção de lácteos.

A partir desta assinatura, o laticínio está autorizado a comercializar produtos como leite pasteurizado, queijo mussarela e bebida láctea, de acordo com o Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SEI), impresso na embalagem dos produtos.

O Projeto de Agronegócio contribui para o estabelecimento da Bacia Leiteira da região do Cerrado Sul, resultando na geração de ocupação e renda para as famílias, consequentemente na melhoria da qualidade de vida dos produtores de leite.