quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Realizada VI Conferência Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada nessa quarta-feira, 09 de agosto, no Auditório da Câmara de Vereadores, a VI Conferência Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, com o tema: Participação na Elaboração do Plano Plurianual de Saúde 2018-2022. O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para discutir políticas públicas na área da saúde. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A mesa de abertura do evento foi composta por: Adilton Costa, Secretário Municipal de Saúde; Maria Zélia, Presidente do Conselho Municipal de Saúde; Elmorane Coêlho, Primeira-dama, que representou o Prefeito Rodrigo Coêlho; Irmão Leonardo, Presidente da Câmara; Yanne Abreu, Coordenadora da Atenção Básica; Gilvânia Silva, Coordenadora da Imunização e Assistência de Enfermagem Hospitalar; Alessandra Alvarenga, Vereadora; Edinalva Solino, Coordenadora Geral dos Programas Sociais da Assistência Social; Giltarlã Araújo Lima, Conferencista; Ricardo Magalhães, que representou a Regional de Saúde de Balsas; Júlio da Foto Layser, Vereador; Georgio Maia, Procurador Geral do Município; e Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação. Também foi registrada a presença de diversas outras autoridades e lideranças comunitárias ao longo do evento.

Representando o Poder Executivo Municipal, a Primeira-dama, a advogada Elmorane Coêlho, falou dos esforços da gestão em melhorar os serviços de saúde no município, enfatizando que a prestação de serviços públicos de qualidade depende da ajuda de todos os profissionais da saúde, muitos dos quais presentes à conferência. Elmorane Coêlho parabenizou o Conselho Municipal de Saúde pela Conferência e reafirmou a importância do mesmo, por ser “um órgão de representação da população, tendo em vista que controla o uso dos recursos e acompanha a execução da gestão da saúde pública”.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Adilton Costa, destacou que “é muito importante essas metas e essas diretrizes discutidas na Conferência”. O Secretário aproveitou o momento para recepcionar o novo médico do Programa Mais Médicos no município, o Dr. Manuel José Lescaille Urtado, que atenderá na Unidade Básica de Saúde Socorro Portela. Pelo Programa Mais Médicos, o município conta ainda com a Drª Laura Nascimento Silva, que chegou ao município no mês de maio, e que atende na Unidade Básica de Saúde Maria José Ferreira, no Povoado Morro do Chupé.

A palestra magna da Conferência foi proferida por Giltarlã Araújo Lima, que apresentou aos participantes informações essenciais sobre a política de saúde pública no Brasil. O Conferencista cuidou ainda dos direcionamentos necessários para as discussões em grupo, momento em que foram apresentadas e discutidas propostas para a Elaboração do Plano Plurianual de Saúde 2018-2022. As contribuições dos grupos foram apresentadas na plenária, passando por discussão e aprovação da mesma.

A VI Conferência Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras configurou-se como um importante momento para que a sociedade civil, profissionais da saúde e agentes políticos pudessem dialogar sobre as principais necessidades para a saúde pública municipal, propondo ações que visem a garantir serviços com mais qualidade e eficiência a todos.

Veja mais fotos na Página da Prefeitura no Facebook