terça-feira, 1 de agosto de 2017

Concurso público para policiais e bombeiros no Maranhão será feito ainda neste ano


O Governo do Maranhão vai fazer concurso público para ampliar o quadro permanente das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros até o final deste ano. Segundo a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), estão previstas 1.300 vagas.

O concurso público já consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2017 e foi anunciado pelo governador Flávio Dino em abril, durante a solenidade de nomeações de 1.196 policiais e 27 bombeiros aprovados no concurso de 2012.

“O edital sai esse ano, as provas também serão neste ano, para que no próximo ano nós tenhamos mais policiais nomeados”, afirma o governador.

A Segep publicou portarias no Diário Oficial em junho instituindo as Comissões Setoriais relativas ao andamento dos trabalhos necessários ao lançamento do edital.

Marca histórica
A convocação de agentes de segurança aprovados anteriormente e a promoção de novo concurso contribuem para o alcance de marca histórica no Maranhão em relação à Segurança Pública.

Pela primeira vez, em 180 anos de existência, a Polícia Militar maranhense tem 12 mil policiais militares distribuídos em todo o estado, 3 mil destes oriundos de nomeações realizadas pela atual gestão.

“Eu tinha o compromisso de nomear mil novos policiais, nomeei quase 3 mil. O triplo do que eu havia me comprometido. E agora é hora do concurso”, explica Dino. “A experiência mostra que é o caminho para nós reduzirmos a criminalidade”, completa.

Mais investimentos

O governo realiza uma ampla campanha de reestruturação da Segurança Pública que vai além da incorporação de novos policias. A atual gestão já entregou 577 viaturas e pretende adquirir o total de 700, entre carros e motos, até o fim deste ano.

Aquisição de armamentos, promoções de agentes, treinamentos e capacitações, além de reformas e construções de delegacias e quartéis, também estão entre os investimentos.